Primeiro Peterbilt 220EV totalmente elétrico será usado para coleta de lixo no Alasca

Blog do Caminhoneiro

 

O Departamento de Serviços de Resíduos Sólidos da cidade de Anchorage, no gélido Alasca, será a primeira empresa a operar um caminhão totalmente elétrico 220EV, desenvolvido pela Peterbilt, depois que o modelo entrou em produção comercial.

 

A cidade encomendou dois caminhões elétricos da marca, sendo o segundo um 520EV, para se colocar na vanguarda da sustentabilidade e tecnologia de propulsão alternativa para veículos comerciais, principalmente pelo fato da cidade fica muito próxima do Círculo Polar Ártico, um dos locais mais afetados pelas mudanças climáticas.

 

“Estou orgulhoso de que colocaremos o primeiro Peterbilt 220EV de produção para rodar. Este é um grande momento para um fabricante americano e para o meu departamento. Os veículos elétricos são o futuro – são eficazes em termos de custos, melhores para os nossos motoristas e a nossa vizinhança. Esperamos trabalhar com a Peterbilt para compartilhar os benefícios dos caminhões elétricos e continuar a expandir nossa frota elétrica”, disse Mark Spafford, Gerente Geral do Departamento de Serviços de Resíduos Sólidos do Município de Anchorage.

 

O 220EV é um modelo médio, que pode ser operado com eletricidade 100% limpa, vinda de fontes renováveis, como solar e eólica. O caminhão ainda garante menores custos de manutenção e autonomia de até 320 km com carga total.

 

As baterias podem ser recarregadas com um carregador rápido em apenas duas horas, possibilitando que o caminhão seja abastecido nas paradas para carga e descarga.

 

A cidade de Anchorage adquiriu os dois caminhões Peterbilt elétricos por meio de um programa de financiamento do Departamento de Energia dos Estados Unidos. O valor da negociação não foi divulgado. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)