Coisas de Agora
Se você é um dos milhões de brasileiros que nunca pensou em ter um carro elétrico com medo de não ter onde carregar seu veículo, saiba que a startup brasileira Tupinambá, dos sócios Davi Bertoncello, ex-CEO da Hello Research e fundador da NoBeta; e Pedro De Conti, fundador do Grubster/ChefsClub; acaba de lançar sua rede de recarga veicular, que conta com uma estação que vai mudar a forma como se recarregam os carros elétricos aqui e no mundo.
Para dupla de empreendedores, inovação é combustível há muitos carnavais. Davi já foi listado entre os maiores empresários brasileiros de até 40 anos. Pedro, com 15 anos dedicados a startups de sucesso, sendo os últimos nove à frente do aplicativo líder em reserva de restaurantes do Brasil, traz sua bagagem em tecnologia e operações para justamente criar um serviço de excelência.
“Atualmente, quando um dono de carro elétrico encontra um ponto de recarga, muitas vezes acaba dando de cara com um carregador que não está funcionando ou já está ocupado. Para oferecer uma conveniência inédita e um serviço com a qualidade e confiabilidade que os motoristas de carros elétricos e híbridos merecem, desenvolvemos um software que possibilita a reserva de vaga pelo nosso aplicativo (disponível iOS e Android). Assim o dono de um veículo elétrico pode, durante seu trajeto, reservar e estacionar para carregar sem grandes preocupações”, afirma De Conti. O software da Tupinambá também está disponível para empresas que queiram gerenciar seus próprios carregadores, como construtoras e concessionárias.
Sabedores de que o processo de adoção dos carros elétricos, que hoje são pouco mais de 60 mil no Brasil, vai se alongar pelos próximos sete anos, a estação criada pela Tupinambá é também um poderoso veículo de mídia (DOOH), com telas de 55 polegadas prontas para exibir conteúdo educacional sobre mobilidade, além de oferecer um espaço publicitário super premium. Uma forma de marcas se associarem a uma agenda positiva, oferecendo a recarga como forma de patrocínio e incentivando a adoção do carro elétrico.
“Uma das fricções na adesão aos veículos elétricos no Brasil vem do déficit da infraestrutura de recarga. Ninguém quer dar o primeiro passo num cenário de alto investimento e demanda de recarga ainda tímida. Daí nossa solução de agregar uma oferta de mídia nas estações, associando locais com público altamente qualificado e o apelo sustentável do serviço de recarga à comunicação dos apoiadores. Principalmente após a pandemia, ficou claro que o consumidor espera que as marcas se posicionem em favor do desenvolvimento sustentável e definitivamente podemos ajudar nessa missão”, aponta Bertoncello.
A chave do sucesso da Tupinambá passa também em centrar sua solução na experiência do consumidor a partir de parcerias com gigantes mundiais. Em colaboração com a francesa Schneider Electric, líder global na transformação digital e gerenciamento e automação de energia, a Tupinambá lançou suas primeiras estações em pontos estratégicos na cidade de São Paulo.
A primeira estação, no Shopping Cidade São Paulo, entrou em funcionamento em 2020.
“Na Schneider Electric levamos a sério a nossa missão de garantir que “Life Is On” para todas as pessoas, em todos os lugares e em todos os momentos. Dessa forma, desenvolvemos soluções de automação e gestão de energia que vão desde o carregador veicular até softwares para gestão da distribuição de energia nas cidades”, diz Luiz Henrique Ramos, engenheiro de aplicação em E-Mobility da Schneider Electric Brasil.
Nesse sentido, Luiz explica que o projeto com a Tupinambá surgiu para garantir que a mobilidade elétrica ganhasse força no Brasil. “Além disso, estamos fomentando no mercado nossa linha EVlink, que possui em seu portfólio carregadores para diferentes aplicações e softwares de gestão de demanda. Nas estações da Tupinambá Energia, através das soluções EVlink, da Schneider Electric, as pessoas e seus veículos terão segurança, conectividade e conforto para carregar seus veículos elétricos”, afirma Ramos.
As estações são assinadas pela Questtonó, que aportou seu know how no projeto via processo de venture design: “Existe uma crescente percepção mundial em relação ao design como uma ferramenta de inovação que pode impulsionar o crescimento dos negócios, sobretudo se trabalhamos a experiência do consumidor de maneira sistêmica desde o início. Isso garante consistência para o negócio e aumenta o interesse por parte do público e consequentemente de investidores”, aponta Leonardo Massareli, CCO e diretor criativo da Questtonó. (Coisas de Agora)