Diário do Transporte
A fabricante de ônibus elétricos BYD entregou nessa segunda-feira, 24 de maio de 2021, à empresa de transporte municipal de Madri, capital da Espanha, 30 veículos de 12 metros.
O pacote faz parte do maior pedido já feito pelo país, e foi entregue antes da data programada.
Os ônibus foram comprados pela Empresa Municipal de Transportes de Madrid – EMT Madrid, e entregues no Centro de Operações da empresa em Carabanchel.
Os ônibus elétricos foram recebidos em evento que estavam presentes o presidente da EMT Madrid e conselheiro do transporte da cidade, Borja Carabante; o diretor de serviços de transporte da EMT Madrid, Carlos Sierra; e o diretor administrativo da EMT Madrid, Alfonso Sánchez.
Representantes da EMT Madrid e da BYD no centro de operações da EMT, em Carabanchel.
A EMT é a empresa responsável pelo planejamento do transporte urbano público na capital espanhola.
Além dessa entrega, outros 15 ônibus elétricos BYD de 12 metros já foram entregues à EMT em maio de 2020, na primeira vez que a fabricante chinesa forneceu veículos à capital espanhola.
Desde então, a frota com esses 15 ônibus elétricos já ultrapassou 300 mil quilômetros, reduzindo a emissão de CO2 na capital em aproximadamente 300 toneladas.
Com a chegada dos 30 novos veículos, a EMT soma agora 45 ônibus elétricos BYD em sua frota. A EMT tem uma frota de cerca de 2.000 veículos que circulam em uma rede de 218 rotas. A BYD vem renovando a frota da empresa, substituindo os velhos ônibus a diesel por novos veículos elétricos.
O modelo de 12 metros BYD se mantém como o modelo líder de vendas na Europa.
Já são mais de 700 unidades em operação em toda a região, o que demonstra sua produtividade operacional e confiabilidade, tanto nas regiões quentes e áridas da Península Ibérica, como também no frio extremo do norte da Escandinávia.
Para o diretor de serviços de transporte da EMT Madrid, Carlos Sierra, a operação destes ônibus elétrico BYD demonstra um progresso significativo em direção ao principal objetivo da operadora em Madri: “a eliminação da frota movida a diesel até 2023, com 100% de nossos veículos operando de forma limpa e dentro da atual estrutura da Estratégia de Sustentabilidade Ambiental, a Madrid 360”. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)