Carga Pesada
Uma nova geração de baterias está chegando para os ônibus elétricos da Mercedes-Benz. Três anos após sua estreia mundial, os veículos urbanos eCitaro agora se tornam ainda mais potentes, livres de emissões, silenciosos e com muito mais autonomia graças à nova tecnologia de baterias de lítio-íon. Anunciados no ano passado, os ônibus articulados eCitaro G farão parte da frota da operadora de serviços de transporte de Hannover, ÜSTRA, com duas unidades compostas pela nova geração de baterias. Esses veículos, que completam uma encomenda de 48 ônibus urbanos (30 convencionais e 18 articulados), chegam com o objetivo de eletrificar o transporte coletivo na capital da Baixa Saxônia.
Os primeiros eCitaro já estão operando desde setembro do ano passado. Com o objetivo de tornar a sua frota 100% elétrica, a empresa pretende colocar os 48 novos veículos em circulação na cidade de Hannover até 2023. Essa mudança pode economizar 3.800 toneladas de CO2 a cada ano. Além disso, ao mesmo tempo em que os ônibus vão entrando em operação, os pontos finais dos trajetos das linhas serão equipados com toda a infraestrutura necessária de carga, e as garagens serão adaptadas para acomodar os processos de logística da manutenção para os ônibus elétricos.
Os dois ônibus eCitaro G, com as novas baterias de lítio-íon, apresentam capacidade cerca de um terço maior do que as da geração anterior, de maneira que a autonomia entre as paradas para recarga aumentou consideravelmente. Equipados com dez grupos de baterias que proporcionam uma eficácia total de 330 kWh, eles trazem pantógrafos instalados no teto, que permitem o carregamento enquanto estiverem fora da garagem. Em termos de tecnologia de segurança ativa, os veículos são equipados com Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist), Assistente de Proteção Lateral (Side Guard Assist) e o ATC (Articulation Turntable Controller), sistema de proteção da articulação do veículo que evita o “efeito L”. Essa função é parecida com a do ESP. Além disso, ele também traz uma câmera e sinal de alarme de ré a fim de impedir acidentes nas manobras.
Os ônibus totalmente elétricos também trazem itens voltados ao bem-estar dos passageiros. Quatro portas duplas garantem mais fluidez no embarque e desembarque, apresentando faixas de luzes verdes ou vermelhas em LED que destacam as bordas do piso nas entradas. Na segunda porta do veículo há uma rampa desdobrável operada eletricamente, oferecendo mais acessibilidade aos passageiros com mobilidade reduzida. Já a parte interna garante o conforto ao fornecer assentos e encostos de bancos estofados, ar condicionado, espaço reservado para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê no entorno das portas, monitores duplos que exibem informações sobre o itinerário, entradas USB ao longo do veículo e Wi-Fi.
Para o posto do motorista há um sistema separado de ar condicionado e banco aquecido e climatizado com apoio lombar ajustável eletricamente. O espelho retrovisor interno e a cortina também são de ajuste elétrico. A tecnologia EDF (Eco Driver Feedback) contribui para um estilo de condução econômico, visando atingir a máxima eficiência quanto ao consumo de energia. Câmeras de vídeo monitoram as áreas das portas e o compartimento dos passageiros, promovendo ainda mais sensação de segurança para o profissional do volante.
ÜSTRA é uma das maiores provedoras de transporte em Hannover – A ÜSTRA Hannoversche Verkehrsbetriebe AG é considerada uma das maiores transportadoras da Alemanha, com o melhor desempenho de toda a região da Baixa Saxônia. Operando 349 trens urbanos, 142 ônibus e quatro barcos que são movidos eletricamente, a empresa transporta 172 milhões de passageiros todo ano. Os seus ônibus servem a uma rede de 41 linhas, que cobrem 540 km com um total de 672 pontos de parada, atingindo uma média de mais de 12 milhões de km por ano. (Carga Pesada)