Por melhor convivência entre carros e motos

O Estado de S. Paulo

 

Motociclistas têm 4 vezes mais chance de se ferir em colisões de trânsito do que motoristas 50% do tempo em que estão atrás do volante, as pessoas ficam distraídas Cerca de 40% do perímetro externo de um carro está escondido em pontos cegos dos retrovisores

 

Os motociclistas, percentualmente, aparecem como as principais vítimas das ocorrências viárias. “Eles são os usuários mais vulneráveis das vias, os que mais morrem e os que mais ficam incapacitados em decorrência de acidentes”, escreveu José Montal, diretor da Associação Brasileira de Medicina no Tráfego (Abramet), em recente artigo publicado no portal da entidade.

 

E, não raro, eles também são vistos como grandes vilões do trânsito. Embora muitos tenham atitudes imprudentes e conduzam de forma arriscada, pilotos de motocicletas nem sempre são os principais (ou únicos) culpados por colisões no trânsito. Diversos estudos sobre causas dos acidentes viários em todo o mundo revelam que, na prática, a teoria é outra.

 

Uma das pesquisas mais aprofundadas sobre o tema já realizadas no Brasil, Causas de Acidentes com Motociclistas (2013), feita em parceria entre a Abraciclo, associação brasileira dos fabricantes do setor de duas rodas, e o Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas, colheu dados de 326 vítimas atendidas nas unidades hospitalares da Zona Oeste da capital paulista, em 2003.

 

A pesquisa revelou que mais da metade desses acidentes foi ocasionada por automóveis (51%) e 49% por motociclistas. Mas, em ambos os casos, o principal causador é a imprudência dos condutores (88%), conforme conclusões dos peritos. Isso demonstra que as ocorrências são resultado do comportamento inadequado tanto de motoristas quanto de motociclistas e da ineficiência na formação dos condutores.

 

Falta de atenção é principal problema

 

Nos Estados Unidos, o mês de maio, diferentemente do nosso Maio Amarelo, é voltado à conscientização sobre segurança de motocicletas, com diversas ações realizadas pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário, órgão do Departamento de Transportes do governo norte-americano criado para conscientizar motoristas sobre a vulnerabilidade dos motociclistas.

 

Neste ano, o órgão desenvolveu uma campanha para ajudar os motoristas a entender os comportamentos de condução de motocicletas e a aprender como dirigir com segurança e compartilhar as estradas com as motocicletas.

 

Também nos Estados Unidos, pesquisa recente apontou que as pessoas atrás do volante de um veículo de passageiro ficam 50% do tempo distraídas. Ou seja, não prestam atenção a outros agentes do trânsito, como pedestres, ciclistas e motociclistas.

 

Ainda de acordo com dados do órgão norte-americano, o uso impróprio de espelhos retrovisores e laterais dos veículos contribui para colisões, principalmente com motocicletas. Como 40% do perímetro externo de um veículo fica oculto por pontos cegos, o ajuste incorreto ou a falta de uso dos retrovisores laterais também podem ter consequências terríveis a quem está sobre uma moto. (O Estado de S. Paulo/Arthur Caldeira)