Jornal do Carro
A General Motors anunciou que investirá US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 5,4 bi) na fábrica em Ramos Arizpe, no México, para produzir veículos elétricos. O início da produção deve acontecer em 2023, contudo, a GM começará a fabricar componentes e as novas baterias Ultium ainda neste ano.
Atualmente, a planta mexicana responde pela produção do Chevrolet Blazer e Equinox, além de motores e transmissões. A montadora já estava dando indícios que faria essa mudança. Contudo, sofreu forte pressão da união sindical de trabalhadores automotivos (UAW). Assim, voltou atrás e reforçou que produziria carros elétricos nas fábricas do Canadá e dos EUA.
De acordo com a UAW, o anúncio não era esperado e foi como um “tapa na cara”, não só para a categoria, mas para toda a “força de trabalho contribuinte norte-americana “.
Em comunicado, o Vice-presidente da união sindical, Terry Dittes, afirma que é inconveniente aceitar que os subsídios do governo sirvam para produzir veículos fora dos EUA. Por sua vez, a GM respondeu que “recentemente anunciou a criação de 9 mil vagas. Além disso, investirá US$ 9 bilhões em baterias e carros elétricos nas fábricas de Michigan, Ohio e Tennessee.
Desse modo, caberá a planta de Ramos Arizpe ser a quinta fábrica de carros elétricos da montadora norte-americana. O presidente da GM México, Francisco Garza, declarou que “o investimento contribuirá continuar impulsionando a manufatura mexicana ao mesmo tempo que traz desenvolvimento para a região, a indústria e o país”.
Fábrica mexicana vai construir veículo da Honda
Vale lembrar que a planta mexicana produzirá também os modelos elétricos da Honda. Um deles será o inédito crossover elétrico apresentado no Salão de Pequim no ano passado.
Conforme havíamos antecipado no Jornal do Carro, a General Motors também noticiou a criação da Factory Zero, fábrica de zero emissões que construirá veículos elétricos. Ela nascerá no antigo complexo automotivo de Hamtramck, em Detroit. (Jornal do Carro)