Caminhões e Carretas
Atenta ao crescente de interesse de grandes embarcadores por veículos elétricos, especialmente diante de metas climáticas ambiciosas, bem como pela demanda dos consumidores por descarbonização e transportes mais limpos, a Volvo acaba de confirmar para este ano, o início da comercialização de caminhões pesados 100% elétricos no mercado europeu.
“Cada vez mais os transportadores estão percebendo que precisam iniciar sua jornada de eletrificação agora, tanto por questões ambientais quanto por razões competitivas, visando satisfazer as necessidades de seus clientes por transporte sustentável. Com nossa oferta ampla, é totalmente viável que empresas de transporte sigam nessa jornada”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
De acordo com a avaliação da montadora de origem sueca, este é o momento certo para um rápido aumento na eletrificação do transporte rodoviário pesado. A perspectiva positiva é baseada na capacidade dos caminhões elétricos da marca de atender uma ampla variedade de aplicações. Estimativas recentes, apontam ainda para a possibilidade de eletrificar quase a metade dos fretes na União Europeia em um futuro próximo.
“Há um enorme potencial para eletrificar os transportes por caminhões na Europa. E também em outras partes do mundo, em um futuro muito próximo”, diz Roger Alm. “Para provar isso, estabelecemos a ambiciosa meta de que os caminhões elétricos representarão metade das nossas vendas na Europa até 2030. Os novos caminhões pesados elétricos que estamos lançando agora são um passo gigante para atingir esse objetivo”, assegura.
Pesados 100% elétricos
Segundo a Volvo, o início das vendas das novas versões elétricas do Volvo FH e Volvo FM possibilitará o atendimento de operações no tráfego regional de médias distâncias, como por exemplo entre cidades. Já a nova versão elétrica do Volvo FMX viabiliza operações mais silenciosas e limpas no setor de construção.
Com produção prevista para o segundo semestre de 2022, os novos caminhões elétricos Volvo se juntarão aos modelos FL Electric e Volvo FE Electric, modelos já produzidos em série desde 2019 para transporte urbano.
Agora a Volvo Trucks passará a comercializar uma linha de seis modelos elétricos, entre médios e pesados, oferecendo assim aos clientes a linha de caminhões elétricos mais completa do mercado.
Com o acréscimo de versões com mais capacidade de carga, trens de força mais potentes e autonomia de até 300 km, a atual linha de caminhões elétricos da Volvo Trucks poderá atender cerca de 45% da demanda de transporte de mercadorias da Europa.
Solução elétrica integrada
Além dos veículos elétricos, o programa de eletrificação da Volvo Trucks inclui um ecossistema completo, com inúmeras soluções de serviço, manutenção e financiamento, além de outras opções que podem ajudar para uma transição mais fácil e rápida para o transporte eletrificado. Esta visão holística ajudará os transportadores a se manterem produtivos e no controle de sua nova frota elétrica. “Essas soluções completas de transporte eletrificado que nós e nossa rede global de concessionárias podemos fornecer, desempenharão um papel vital na garantia do sucesso do nosso cliente”, acredita Roger Alm.
Células de hidrogênio no futuro
Em relação ao transporte pesado de longa distância no futuro, a Volvo Trucks também acredita no potencial dos caminhões elétricos. Para atender às demandas desafiadoras, tanto em alta capacidade de carga quanto em autonomia, a Volvo Trucks planeja utilizar células de combustível de hidrogênio para gerar eletricidade.
“Essa tecnologia está se desenvolvendo rapidamente e nossa ambição é cobrir as rotas de longa distância usando baterias e células de combustível”, afirma Roger Alm. “Nosso objetivo é começar a vender caminhões elétricos a célula de combustível na segunda metade desta década”, finaliza.
Portfólio de caminhões elétricos Volvo na Europa
Volvo FH Electric: para transporte regional e intermunicipal.
Volvo FM Electric: um caminhão versátil para transportes locais pesados e distribuição regional.
Volvo FMX Electric: para transporte mais limpo e silencioso na construção.
Volvo FE Electric: para distribuição local e municipal, transporte de resíduos.
Volvo FL Electric: para distribuição local e municipal.
(Caminhões e Carretas/Lucas Duarte)