Kia apresenta crossover elétrico com carga rápida

iCarros

 

Se as montadoras adoram soltar informações sobre seus futuros modelos a conta-gotas – ou, quem sabe, no caso de veículos elétricos, volt a volt, a Kia até que foi generosa na “voltagem” de detalhes sobre seu primeiro modelo “zero emissões”, o EV6, que será lançado nos próximos dias.

 

Além das fotos, ficamos sabendo que o carro – em sua versão esportiva, a GT – terá um desempenho forte, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Tão rápido que a montadora até tirou uma onda, promovendo um comparativo de seu novo rebento com uma série de esportivos concorrentes com motor a combustão, “de linha”.

 

Porsche 911 Targa 4, McLaren 570s, Lamborghini Urus, Mercedes AMG GT e Ferrari California T comeram poeira, no racha disputado em uma pista de decolagem.

 

As versões de entrada do carro, no entanto, são um pouco mais comportadas – a mais mansa delas, vem com baterias de 58kWh e apenas um motor de 125 kW (170cv) de potência e 35 kgfm de torque, enquanto a logo acima tem com tração integral e dois motores, com 235cv e 60 kgfm. Neste último caso, o 0 a 100 km/h é prometido para levar 6,2 segundos.

 

As baterias embarcadas no carro são dimensionadas para proporcionar, plenamente carregadas, até 500 km de autonomia, podendo ser recarregadas em até 80% de sua capacidade em curtos 18 minutos.

 

Inédito na Kia, o EV6 é irmão mecânico e tecnológico do Hyundai Ioniq 5, lançado no fim de fevereiro e que já tem mais de 230 mil pedidos de informação e reserva, apenas de motoristas da Europa, onde é oferecido por preços entre 42 mil e 60 mil euros (algo como R$ 280 mil e R$ 400 mil, aproximadamente).

 

Fazem parte dos equipamentos do carro, duas telas de 12 polegadas e uma terceira, que projeta informações para o motorista no para-brisa, por meio de tecnologia de realidade aumentada.

 

Há, também, um sistema que transforma o carro numa espécie de gerador de energia, capaz de fazer funcionar um ar-condicionado e uma TV ao mesmo tempo, por um dia inteiro. Isso pode até ser bem útil em algumas cidades brasileiras, reconheçamos.

 

O EV6 está sendo produzido em uma fábrica da Kia na Coreia do Sul e começará a ser entregue a seus primeiros compradores – no país e, também, em mercados específicos (e não revelados) a partir do segundo semestre de 2021. As vendas serão feitas online. (iCarros)