Olhar Digital/InsideEVs
Muitos sabem que a luta de montadoras do mundo todo hoje é não apenas produzir mais EVs (Eletric Veiculars, na tradução literal, “veículos elétricos”), mas também parar de fabricar automóveis movidos a combustíveis fósseis o mais rápido possível. Ao que parece, uma fabricante inglesa é a mais ambiciosa em relação ao tema. A MINI anunciou a meta de lançar o último modelo com motor de combustão interna em 2025 e ter apenas carros elétricos a partir de 2030.
A notícia foi dada pelo presidente da BMW (montadora que tem a MINI como subsidiária) Oliver Zipse, durante a Conferência Anual da BMW 2021, evento onde foi anunciado a produção do primeiro carro elétrico da fabricante alemã em sete anos, o ‘BMW i4‘.
Caso a promessa realmente seja cumprida, a MINI será mais rápida na migração para carros totalmente elétricos do que a BMW, que afirmou que os EVs responderão por metade das vendas anuais da montadora até 2027.
Atualmente, a MINI tem apenas um carro elétrico em seu portfólio: o ‘Cooper SE’ de duas portas, que segundo a montadora terá uma versão hatch de quatro portas em breve.
No entanto, a fabricante subsidiária da BMW planeja lançar mais EVs a partir de 2023. Um relatório divulgado pela revista alemã Der Spiegel aponta que a MINI trabalha com o foco de vender muito mais carros elétricos, a começar com a versão totalmente elétrica do modelo ‘MINI Countryman‘.
Além disso, a montadora inglesa trabalha em conjunto com a Great Wall Motors da China na construção de novos EVs da marca, também com a previsão de lançamento para a partir de 2023. (Olhar Digital/InsideEVs/Arthur Henrique)