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De acordo com a Chevrolet, Tracker (até 2018), Sonic (até 2014) e Cruze (até 2016) também precisarão passar por recall.
Até 2020, mais de 30 milhões de veículos no mundo foram convocados por conta deste problema nos airbags da Takata, que era uma das maiores fornecedoras deste item de proteção automotiva.
No Brasil, 14 montadoras já disponibilizaram esse tipo de atendimento para seus clientes, totalizando mais de 3 milhões de veículos convocados.
Como funciona o airbag da Takata
O defeito do airbag da Takata está no insuflador, uma peça de metal que abriga o gás e faz a bolsa abrir.
Por falhas na vedação e exposição por conta de umidade, a peça de metal produzida pela Takata começa a trincar e as características do gás são alteradas.
Desta forma, em um eventual acidente que acione o airbag, a abertura acontece forte demais e quebra o insuflador em estilhaços, que são atirados contra os ocupantes.
Os ferimentos já foram comparados com facadas e até tiros. No Brasil foram confirmadas duas mortes em carros com este tipo de airbag até o ano passado. No primeiro caso, o motorista conduzia um Honda Civic e no segundo era justamente um Celta.
Marca japonesa, a Takata entrou em recuperação judicial em 2017, sendo vendida em 2018 para uma empresa chinesa. O nome atual da marca é Joyson Safety Systems.
É importante lembrar que o recall é grátis e sempre preza pela segurança dos ocupantes dos veículos. (iCarros)