O Estado de S. Paulo/Reuters
A Volkswagen quer que os veículos elétricos respondam pela maioria das vendas europeias da marca até 2030, disse a companhia nesta sexta-feira.
Espera-se que os veículos totalmente elétricos representem mais de 70% do total de vendas de veículos na Europa até 2030, em comparação com a meta anterior de 35%, disse a segunda maior montadora do mundo ao revelar a estratégia “Accelerate”.
“Com o Accelerate, estamos aumentando a velocidade em nosso caminho para um futuro digital”, disse Ralf Brandstaetter, que dirige a marca Volkswagen e também faz parte do conselho de administração do grupo.
“Nos próximos anos, mudaremos a Volkswagen como nunca antes”, acrescentou ele, dizendo que a integração de dados e funções de software em carros abrirá novas fontes de receita para o grupo.
Desafiada por Apple, Google e Amazon, a Volkswagen também planeja oferecer veículos autônomos e quer desenvolver sistemas operacionais – o coração dos futuros carros elétricos – por conta própria para lucrar modelos de negócios baseados em dados.
“Se você colocar isso nas mãos de terceiros, não poderá mais desenvolver esses modelos de negócios sozinho”, disse Brandstaetter.
A Volkswagen reservou cerca de 16 bilhões de euros para investimentos nas tendências futuras de e-mobilidade, hibridização e digitalização até 2025. (O Estado de S. Paulo/Reuters)