Venda global de eletrificados cresce 43%

Jornal do Carro

 

Embora 2020 tenha sido um ano extremamente ruim para a indústria automotiva no geral, o segmento de eletrificados demonstrou um amplo crescimento de 43%. Segundo a consultoria sueca Ev-volumes.com, as vendas globais de veículos elétricos e híbridos do tipo plug-in somaram 3,24 milhões de unidades no ano passado.

 

Esse número representa 4,3% de participação de mercado. Em 2019, as vendas globais do setor foram de 2,26 milhões.

 

O relatório aponta ainda que a Europa foi a grande responsável pelo sucesso dos emplacamentos de carros eletrificados em 2020. No Velho Continente, foram vendidos quase 1,4 milhão de veículos do tipo.

 

Ou seja, houve alta de 137% nas vendas, ante os 589 mil emplacamentos feitos em 2019. O número é ainda mais representativo porque vai na contramão da indústria automotiva europeia, que registrou recuo de 20% nas vendas em 2020. A participação dos eletrificados chegou a 10,2% do mercado total.

 

A China manteve a liderança das vendas globais de carros eletrificados por país. Em 2020, o mercado chinês comprou 1,33 milhão de veículos do tipo. Isso representa alta de 12% em relação ao resultado de 2019.

 

Vale ressaltar que o relatório sobre as perspectivas do setor feito pela Bloomberg em dezembro aponta tendência de retração do mercado chinês nas próximas décadas, para 33% em 2040.

 

Na China, além de o governo oferecer incentivos fiscais pesados para quem compra modelos eletrificados, há várias startups apostando no setor. O país também oferece uma ampla rede de carregadores.

 

EUA crescem 4%

 

Os Estados Unidos, país onde mais se vendem grandes picapes com motor a combustão, caminham a passos lentos rumo à eletrificação veicular. Ao menos na comparação com a China e a Europa. Mas, apesar de o mercado de veículos ter encolhido 15% por lá em 2020, as vendas de eletrificados cresceram 4% ante 2019. Em números absolutos, foram emplacadas 328 mil unidades.

 

A Tesla contribuiu para o bom resultado, embora de forma mais lenta. A marca norte-americana garantiu 79% das vendas de modelos do tipo nos EUA no ano passado.

 

Por outro lado, na Europa as vendas da Tesla recuaram 12%. De acordo com dados do European Electric Car Report, marcas “locais”, como Renault e Volkswagen, por exemplo, fizeram mais sucesso por lá.

 

Para 2021, a consultoria Evvolumes.com projeta vendas globais de 4,6 milhões de veículos eletrificados, com altas significativas na América do Norte e na China. Em 2021, cerca de 150 novos veículos eletrificados devem chegar às lojas.

 

Brasil engatinha

 

No Brasil, as vendas de carros com motor a combustão superam de longa a de eletrificados. Mesmo assim, o ano de 2020 foi o melhor da história em vendas. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), pela primeira vez os eletrificados chegaram a 1% de participação do mercado global no País.

 

No total, foram emplacadas 19.745 unidades. Esse número é 66,5% maior que o registrado em 2019. A ABVE informa que a frota de elétricos e híbridos no Brasil seja de 42.269 unidades.

 

Motores mais eficientes. CEO da Stellantis, grupo formado com a união da FCA e PSA Peugeot Citroën, Carlos Tavares diz que um dos maiores entraves para a produção de veículos eletrificados na América Latina é a baixa procura. O motivo é a grande diferença de preço em relação aos modelos com motor a combustão.

 

Segundo Tavares, a solução mais plausível para a região reduzir as emissões de poluentes por veículos é “o aperfeiçoamento dos motores a combustão e o uso de biocombustíveis”. Isso já ocorre no Brasil.

 

Ele diz que a expansão da eletrificação veicular ainda vai demorar a ocorrer. “A maioria da população mundial não tem poder de compra para pagar por modelos elétricos e híbridos”. (Jornal do Carro)