DAF apresenta modelo LF Electric na Europa

Blog do Caminhoneiro

 

A DAF apresentou o novo LF Electric, modelo com PBT de 19 toneladas totalmente elétrico para operações urbanas. A autonomia total é de 280 quilômetros com uma carga completa das baterias.

 

A DAF já oferece o CF elétrico, em versões 4×2 cavalo-mecânico e também 6×2 rígido, para operações de coleta de lixo. Os modelos CF já rodam há alguns anos, acumulando milhares de quilômetros em operações reais com diversos clientes.

 

O novo LF Electric é equipado com motor de 250 kW de potência (335 cavalos), que pode oferecer 370 kW de potência em um pico, o que representa 500 cv. O torque é de 1.200 Nm, com pico de 3.700 Nm.

 

As baterias são de fosfato de ferro-lítio (LFP), com capacidade de 282 kWh. Essa capacidade fornece uma autonomia de até 280 quilômetros, que pode variar conforme peso da carga, tipo de trajeto e etc. Essa autonomia é mais que suficiente para operações de distribuição urbana, já que muitos caminhões rodam até menos que isso nessa situação.

 

As baterias tem garantia de seis anos, e são construídas garantindo uma alta densidade de energia, e também tem maior segurança térmica. Elas podem ser carregadas de forma lenta ou rápida, e pode ser recarregado usando a eletricidade da rede elétrica convencional.

 

Com o carregamento lento (400 V, 22 kW, trifásico), a bateria pode ser carregada de 20% a 80% em 6,5 horas. Uma carga completa (0% a 100%) leva até 12 horas. Se houver equipamento dedicado disponível, o carregamento rápido das baterias (650 V, 150 kW) levará apenas 60 minutos de 20% a 80% ou 2 horas para uma carga completa.

 

O caminhão pode contar com uma tomada de força elétrica, de 400 Volts, que pode ser usada para uso em refrigerador do baú ou guindaste, por exemplo. Esse sistema elimina a necessidade do uso de um gerado diesel, deixando o caminhão 100% livre de emissões.

 

O LF Electric pode sair de fábrica com entre-eixos de 5,3 metros ou 5,85 metros, com capacidade total de carga de 11.700 quilos, contando com a carroceria. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)