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Recentemente, a GM anunciou a criação da marca BrightDrop, a nova divisão que promete oferecer um “ecossistema de produtos elétricos da primeira à última milha” para empresas de logística com destaque para o seu carro-chefe, a van elétrica BrightDrop EV600.
Agora, a montadora norte-americana anunciou um investimento de quase US$ 800 milhões (1 bilhão de dólares canadenses) para converter sua fábrica CAMI em Ingersoll, Ontário, na primeira fábrica de veículos elétricos comerciais em grande escala do Canadá.
O plano é iniciar a produção dos novos veículos comerciais de entrega BrightDrop EV600 baseados na nova arquitetura da GM com baterias Ultium até o final de 2021. Anteriormente, o local estava envolvido na produção do Chevrolet Equinox.
“O trabalho começará imediatamente para transformar a fábrica CAMI. Isso apoiará empregos e transformará o trabalho na fábrica nos próximos dois anos, desde a produção do Chevrolet Equinox até a produção de EV600s, atendendo ao crescente mercado de soluções de distribuição elétrica da América do Norte.”
Espera-se que o BrightDrop EV600 tenha uma autonomia de até 400 km e opção de carregamento rápido DC (até 120 kW). As primeiras unidades serão entregues à FedEx Express (o primeiro cliente), antes que a empresa comece a aceitar pedidos do mercado geral no início de 2022. De acordo com a Reuters, a FedEx receberá os 500 primeiros BrightDrop EV600.
“As primeiras 500 unidades irão para a FedEx até o final do ano, com entregas para outros clientes começando no início de 2022”, disse Fletcher.
O EV600 parece ser um veículo bem projetado para a função que irá desempenhar, e a utilização da moderna plataforma Ultium indica que ele pode ser um dos melhores veículos elétricos comerciais disponíveis no mercado.
Especificações do BrightDrop EV600:
- Autonomia de até 400 km (250 milhas)
- Plataforma Ultium
- Mais de 17.000 litros de capacidade de carga
- Carregamento rápido DC em até 120 kW
- Velocidade de reabastecimento de até 274 km por hora
Além disso, o EV600 será compatível com o novo palete elétrico EP1 assistido por propulsão, programado para lançamento no mercado no início de 2021. (InsideEvs/Julio Cesar)