Motor Mais
A BMW Group apresenta pela primeira vez o iX, utilitário esportivo baseado em uma nova plataforma modular, desenvolvida pela fabricante alemã, focada em uma nova interpretação de design, sustentabilidade, prazer de dirigir, versatilidade e luxo, concebida desde o início para a mobilidade puramente elétrica. O modelo entrará em produção na fábrica do BMW Group em Dingolfing a partir do segundo semestre de 2021 como o carro-chefe das novas tecnologias do BMW Group.
O BMW iX aproveita as últimas inovações nas áreas de eletrificação, direção autônoma e conectividade para oferecer uma experiência de mobilidade que coloca as pessoas mais do que nunca no centro. Por isso, o projeto está sendo desenvolvido de dentro para fora. O modelo foi criado para proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos motoristas, passageiros e pedestres.
O design claro e minimalista de seu exterior apresenta uma nova forma de mobilidade voltada diretamente para as necessidades dos ocupantes do veículo. Seu interior oferece soluções inovadoras para usar o tempo durante uma viagem, além de proporcionar relaxamento, segurança e uma nova forma de luxo no processo.
O design e a tecnologia do BMW iX formam um pacote geral que estabelece as bases para o que é, em muitos aspectos, um novo tipo de experiência de direção. Ao fazer isso, ele incorpora de forma abrangente o caráter da marca BMW i, cuja missão é transformar a mobilidade pessoal. A linha i da fabricante de veículos premium desempenha um papel central para a marca como um “laboratório para o futuro” e impulsiona a inovação em toda a empresa.
O conceito de veículo e o design do BMW iX estão enraizados em uma abordagem abrangente de sustentabilidade. Isso se reflete em áreas do carro, como sua aerodinâmica otimizada, design leve e inteligente e uso extensivo de materiais naturais e reciclados, que ajudam a criar uma sensação de luxo e conforto.
A quinta geração da tecnologia BMW eDrive chega ao mercado com dois motores elétricos, mais potentes, com menores tempos de recarga e a avançadas baterias de alta tensão, os quais garantem uma eficiência excepcional aos veículos da marca. A unidade de potência desenvolvida pelo BMW Group será fabricada de forma sustentável sem o uso de matérias-primas raras. Pelos cálculos mais recentes, desenvolverá uma potência máxima de mais de 370kW / 500cv. Isso será suficiente para impulsionar o BMW iX de 0 a 100km/h em menos de 5,0 segundos.
Ao mesmo tempo, o objetivo claro do veículo é registrar um valor de consumo de energia excepcionalmente baixo para seu segmento de menos de 21 kWh por 100 quilômetros no ciclo de teste WLTP. A capacidade bruta de energia de mais de 100 kWh deve permitir que a bateria de alta tensão de última geração oferece ao veículo autonomia de mais de 600 quilômetros no ciclo WLTP.
A nova tecnologia de carregamento do BMW iX permite o carregamento rápido com até 200 kW. Desta forma, a bateria pode ser carregada de 10 a 80 por cento de sua capacidade total em menos de 40 minutos. Desta forma, em apenas dez minutos, o veículo receberá energia suficiente para ampliar a autonomia do carro em mais de 120 quilômetros. Demora menos de onze horas para carregar a bateria de alta tensão de 0 a 100 por cento com os 11 kW de uma Wallbox.
As baterias instaladas no BMW iX são projetadas como parte de um ciclo de recursos de longo prazo e permitem uma taxa de reciclagem alta. Os recursos usados para produzir as células da bateria e a bateria de alta tensão como um todo vêm exclusivamente de fontes renováveis.
Com o BMW iX, a companhia alemã transforma a Visão iNext em realidade. O novo SAV 100% elétrico tem previsão de chegar ao mercado global no final de 2021. (Motor Mais)