Diário do Transporte
A operadora Stadtwerke Solingen GmbH (SWS), do sistema de Solingen na região administrativa de Düsseldorf, na Alemanha, divulgou na sexta-feira, 23 de outubro de 2020, a vencedora de uma licitação para fornecimento de 16 trólebus que vão operar em linhas centrais.
Os veículos serão produzidos pela Solaris, de origem polonesa, em parceria com a Kiepe Electric, fabricante alemão de equipamentos de tração elétrica para bondes, trólebus, outros veículos de transporte rodoviário e ferroviário.
O modelo escolhido na concorrência é o Trollino 12, de 12 metros.
Com a compra, a cidade passa a ter 36 trólebus Solaris Trollino 12.
A entrega será em dois lotes. Os primeiros oito trólebus serão entregues em 2021 e a segunda parte do pedido deve chegar no final de 2023.
Baterias garantem autonomia também fora da rede aérea
Além de uma transmissão elétrica convencional, os trólebus para Solingen apresentarão adicionalmente baterias de tração com uma capacidade de 45 kWh, devido às quais os veículos serão capazes de circular em parte das linhas sem a necessidade de serem fixados em cabos aéreos. A energia será reabastecida no caminho e será alimentada através das linhas de tração, por meio da tecnologia de carregamento em movimento fornecida pela Kiepe Electric.
Os trólebus de 12 metros foram projetados para 44 lugares.
“O conforto térmico será garantido pelo ar condicionado de alta eficiência de todo o veículo. A transportadora optou por uma cabine de motorista fechada que permite condições de trabalho confortáveis ??e seguras. Um moderno sistema de monitoramento garantirá o controle da situação a bordo do ônibus.” – diz a Solaris em nota.
Trólebus articulados
A Solaris também informou que já está trabalhando na finalização de um pedido de 16 trólebus articulados para a mesma operadora alemã.
A Solaris já executou um contrato para quatro Trollino 18.75 com tração de eixo duplo fornecidos à SWS em 2018. Atualmente, a fábrica Solaris prepara-se para o lançamento de entregas de uma encomenda de 16 unidades Trollino 18.
Nas próximas semanas, a cidade alemã de Solingen receberá o primeiro dos trólebus articulados, enquanto a entrega dos 15 veículos restantes foi escalonada em dois anos, terminando em dezembro de 2022.
Mais cidades com trólebus
Segundo a Solaris, na Alemanha, redes de trólebus com seus modelos estão presentes em três cidades: Eberswalde, Esslingen e Solingen.
A empresa diz ainda que os 1,6 mil trólebus que produziu até agora operam em 17 estados da Europa.
“O Solaris Trollino de diversas configurações – 12, 15, 18 ou 18,75 metros de comprimento – pode ser visto nas ruas de cerca de 60 cidades, incluindo Budapeste, Gdynia, Milão, Ostrava, Roma, Saint-Etienne, Salzburg e Vilnius. Dez trólebus articulados com células de combustível de hidrogênio foram implantados em Riga” – complementou a empresa na nota. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)