Revista Torque
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall dos modelos Dodge Nitro, Dodge Grand Caravan e Chrysler Town & Coutry abaixo identificados. A FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Identificação dos veículos envolvidos
Modelo – Ano/Modelo – Chassi
Dodge Nitro – 2007 e 2008 – 7W660911/ 8W125056/ 8W142049/ 8W156558
Dodge Grand Caravan – 2008 – 8R126817/ 8R146725
Chrysler Town & Coutry – 2008, 2009 e 2010 – (não sequenciais) 8B111161 a AR501587
No comunicado a empresa informa ter identificado a possibilidade do desprendimento do emblema fixado no volante e das suas presilhas internas e, caso seja necessário o acionamento do airbag do motorista, esses componentes poderão ser arremessados na direção do motorista e/ou passageiros. Esse defeito pode causar danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo.
A empresa informa que quando a solução definitiva estiver disponível haverá uma segunda fase do chamamento. Esclarece ainda, que os proprietários dos veículos que já tiveram os emblemas total ou parcialmente deslocados do volante deverão comparecer a uma concessionária da marca para análise e remoção dos componentes até a solução definitiva. Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 730 7130 e o site www.chrysler.com.br (cliente Chrysler) e 0800703 7140 e o site www.dodge.com.br (cliente Dodge).
Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.
O Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/. (Revista Torque)