Picape Hummer EV tem 3 motores, 1.000 cavalos e não polui

AutoIndústria

 

Ao que parece, os estadunidenses terão de abrir mão de motores beberrões caso queiram rodar com veículos grandalhões também no futuro. Um primeiro sinal dessa forçada mudança de comportamento foi apresentado nesta semana pela General Motors e atende pelo nome de Hummer EV.

 

É a primeira picape elétrica totalmente elétrica da montadora e chegará às ruas norte-americanas até o fim do ano que vem. Mais do que um utilitário, um autêntico veículo trabalho, a Hummer EV é vitrine das muitas potencialidades e tecnologias dos veículos elétricos que devem ser exploradas pela GM em toda a sua linha no futuro breve.

 

A Hummer EV, que será vendida com a marca GMC, utiliza três motores independentes capazes de gerar aproximadamente 1 mil cavalos de potência e 1.500 kgf.m de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 3 segundos.

 

A tração é distribuída nas quatro rodas e o sistema batizado de CrabWalk permite que, em baixa velocidade, as rodas traseiras e as dianteiras sejam esterçadas em um mesmo ângulo, o que proporciona movimento diagonal para transposição de obstáculos.

 

Outras características e recursos que auxiliam no off-road são a suspensão adaptativa a ar, que eleva a picape em 150 mm, e placas de aço fixadas sob a carroceria para proteção de componentes como as baterias.

 

A GM dotou ainda a Hummer EV de câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carroceria para que o condutor posicione corretamente os pneus diante de determinados obstáculos. No total, a picape tem 18 câmeras para vários fins.

 

Compatível com estações de carregamento rápido de 800 volts DC até 350 kW, tem tecnologia que muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento. e proporciona quase 160 km de autonomia com 10 minutos de carregamento. Com carga completa, estima a montadora, é possível rodar 560 km. Ou 160 km, com 10 minutos de recarregamento.

 

Dirigir uma picape de 1 mil cavalos deve ser prazeroso, mas não absolutamente de forma integral. Isso porque seu avançado sistema de assistência ao motorista Super Cruise permite transitar sem que o motorista utilize as mãos por mais de 320 mil km. Tem também função para determinar quando a mudança de faixa é ideal e fazer a manobra respeitando os protocolos de sinalização.

 

“Esta inovadora super picape chega ao mercado com celeridade e propósito, deixando a GM um passo mais próximo de um futuro completamente elétrico”, afirmou Mark Reuss, presidente da General Motors.

 

A plataforma modular global sobre a qual a Hummer EV será produzida já está presente em outros dois produtos da GM: o SUV Cadillac Lyriq e o autônomo Origin, da Cruise, modelo que acaba de receber permissão para rodar com carros sem motorista em São Francisco, Califórnia. (AutoIndústria)