Diário do Transporte
Um gigante feito por uma gigante.
Assim pode ser definido o conceito Digital-rail Rapid Transit, um ônibus biarticulado totalmente elétrico feito pela multinacional chinesa dos setores ferroviário e de tecnologia CRRC Corporation Limited.
O veículo tem 30,5 metros de comprimento e capacidade para transportar 302 passageiros a uma velocidade máxima de 70 km/h.
“O ônibus elétrico (Digital-rail Rapid Transit) é desenvolvido pela #CRRC Puzhen Company. O ônibus, composto por 3 vagões e medindo 30,5 metros no total, pode transportar 302 passageiros e tem velocidade máxima de 70km / h. A ‘pista’ em que funciona é de baixo custo, livre de manutenção e muito confiável” – diz uma postagem nas redes sociais oficiais da empresa.
Toda a tração é elétrica com bancos de baterias espalhados na enorme estrutura.
O modelo, assim, tem maiores dimensões e capacidade que um biarticulado apresentado em 2016 no Brasil pela Volvo, que pode chegar 30 metros de comprimento e transportar até 300 passageiros.
A CRRC já tem produtos circulando no Brasil, mas são trens, como na CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, em São Paulo; e SuperVia, no Rio de Janeiro.
O modelo de ônibus é um conceito de transporte semiautônomo, com a presença do condutor, porém com a maior parte das funções, inclusive manobras e aberturas de portas sem a interferência de motorista.
A alta capacidade de passageiros se dá pela presença de bancos laterais, deixando os corredores amplos.
Outro detalhe que diferencia o veículo dos biarticulados brasileiros é a presença de oito eixos dispostos em duplas nas extremidades de cada “vagão”.
A empresa ainda não informou se já existem compradores interessados. (Diário do Transporte/Adamo Bazan)