Estradão
A Peugeot apresentou a versão eletrificada do Boxer. Batizado de e-Boxer, a linha com versões chassi cabine e furgão passa a ser vendida na Europa ainda no segundo semestre de 2020. A filial brasileira da marca informou ao Estradão que ainda não há previsão de lançamento dos novos modelos no País.
O e-Boxer faz parte da estratégia da Peugeot que visa eletrificar toda sua gama de veículos comerciais. No ano passado, a marca francesa bateu seu recorde de vendas modelos desse segmento, com 274 mil unidades emplacados. Com as leis de controles de emissão cada vez mais rígidas na Europa, a eletrificação é a solução mais viável no momento.
O e-Boxer tem motor elétrico que gera o equivalente a 122 cv de potência e 26,5 mkgf de torque. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 100 km/h, de acordo com informações da fabricante. Entre as tecnologias o modelo tem sistema de recuperação de energia.
O dispositivo tem funcionamento parecido com o de um dínamo. O acionamento ocorre toda vez que o motorista deixa de pisar no pedal do acelerador com o veículo em movimento. A energia elétrica gerada pela inércia é enviada às baterias.
Autonomia e recarga do Peugeot e-Boxer
Com carga plena o Peugeot e-boxer tem autonomia de até 200 km nas versões L1 e L2. Essas configurações do modelo têm baterias de 37 Kwh. Nos casos da L3 e L4, cuja bateria tem 70 kwh, é possível rodar até 340 km sem necessidade de parar para recarregar.
O e-Boxer tem duplo carregador a bordo. O equipamento, monofásico de 7kw e trifásico de 22 kw, é de série. De acordo com dados da Peugeot, a recarga de 80% das baterias em terminais públicos é feita e cerca de uma hora. Esse tempo se refere a equipamentos de 50 kW.
Com o uso de carregadores trifásicos, o tempo necessário para recarga completa diminui. No caso de baterias de 37 kWh. a energia pode ser reposta em cerca de 5 horas. Com carregador monofásico e baterias de 70 kWh, são necessárias 9 horas para o recarregamento.
Peugeot e-Boxer tem interior funcional
Na cabine, entre os destaques estão os vários compartimentos para objetos. No painel há tela de 5 polegadas e sistema de som com conexão por meio de Bluetooth. O volante é multifuncional e o ar-condicionado tem ajuste manual. Já o limpador do para-brisas é acionado automaticamente e os retrovisores externos têm controles elétricos e são aquecidos.
A versão chassi cabine do Peugeot e-boxer tem três opções de distância entre os eixos: 3 metros, 3,45 m e 4,04 m. O modelo pode ser customizado de acordo com as necessidades do operador de transporte. Há versões com cabine simples e dupla.
O furgão será oferecido com quatro opções de comprimento e três de altura. O volume útil varia de 5 m³ a 17 m³, de acordo com a configuração. E a capacidade máxima de carga pode chegar a 1.890 kg. (Estradão)