Marcopolo produz articulado 100% elétrico

Carga & Transporte

 

A Marcopolo apresenta o Attivi Express, seu novo modelo de carroceria urbana articulada e dedicada à chassis de propulsão elétrica para corredores troncais e sistemas de mobilidade para médias e grandes cidades. O modelo, que faz parte do lançamento do projeto do primeiro veículo leve sobre pneus 100% elétrico do Brasil, está em fase final de desenvolvimento e vai ser fornecido, em parceria com a BYD, para a Linha Verde de São José dos Campos.

 

De acordo com Rodrigo Pikussa, diretor Negócio Ônibus da Marcopolo, o Attivi Express está sendo desenvolvido em tempo recorde e deverá iniciar os testes de homologação até o final deste ano. “A adoção de veículos com tecnologia limpa será cada vez mais rápida e necessária para uma mobilidade urbana sustentável e que promova a preservação ambiental. A Marcopolo está já há alguns anos envolvida em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a nossa expertise também neste segmento”, enfatiza o executivo.

 

O design moderno e DNA Marcopolo possui iluminação externa com faróis em full LED e retrovisores substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão maior do que os espelhos e eliminam eventuais “pontos cegos” para os motoristas nas laterais do veículo.

 

Outros itens inéditos são o sistema de entretenimento para os passageiros, com dois monitores de 15,6” instalados no teto, rádio e auto-falantes internos, portas pantográficas de duas folhas com maior vão livre e sistema anti-esmagamento que, ao encontrar obstáculo, realizam automaticamente a sua reabertura, evitando esmagamento ou ferimento ao passageiro. O veículo é equipado com sistema de monitoramento com quatro câmeras internas, poltronas City estofada com apoio de cabeça com tomadas USB, total acessibilidade, com rampas para cadeirante, facilitando e garantindo embarques e desembarques mais rápidos e eficientes.

 

O Marcopolo Attivi Express articulado conta com chassi D11B, com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250 quilômetros, e tem capacidade para transportar 168 passageiros – 60 sentados e 108 em pé, além de espaço para cadeirante – 22.000mm (22 metros) de comprimento, largura total de 2.600mm e altura de 3.730mm.

 

Linha Verde

 

O projeto Linha Verde é uma iniciativa inédita de desenvolvimento urbano da cidade de São José dos Campos, que prevê a criação de um corredor sustentável de 20 quilômetros de extensão para interligar as regiões sul, central e leste do município. Ao todo serão 12 ônibus, com previsão de entrega a partir de março de 2021. (Carga & Transporte)