Blog do Caminhoneiro
O combustível do futuro para o setor de transportes é a eletricidade. A energia elétrica oferece alto torque, muita potência e, com as novas tecnologias de baterias, uma autonomia bastante alta. Várias montadoras tem obtido êxito em testes com caminhões elétricos, e a DAF comemora uma marca impressionante com um caminhão CF Electric.
O pesado completou, na última semana, 150 mil quilômetros rodados em testes, sendo abastecido apenas com energia. Essa quilometragem corresponde à quatro voltas no planeta.
Os DAF CF Electric foram desenvolvidos pela DAF em parceria com a VDL, usando a tecnologia E-Power, e rodam diariamente em várias empresas de diversas regiões da Europa.
Usados principalmente para transporte urbano e rodoviário de curtas distâncias, os DAF CF Electric conseguem ter uma autonomia de até 250 km com carga completa. O suficiente para uma operação de até 18 horas diárias.
“O CF Electric é tão confiável quanto qualquer outro caminhão DAF”, diz Eveline Manders, co-diretora da Tinie Manders Transport, uma das empresas que está testando o pesado elétrico. “Planejar e dirigir um caminhão elétrico requer uma mentalidade diferente. Você precisa garantir que a rota se encaixe no caminhão – e não o contrário. Além disso, para otimizar o uso do caminhão, é importante que você possa carregar as baterias durante o carregamento e descarregamento das cargas. Se você levar esses dois assuntos em consideração, o caminhão elétrico pode ser uma ótima alternativa para a distribuição urbana”.
O DAF CF Electric recebeu o prêmio Green Truck Logistics Solution 2019 em junho, um prêmio de prestígio pela implantação de tecnologias emergentes e promissoras para uma logística sustentável e inovadora na Europa. Mais e mais cidades estão expressando sua intenção de permitir apenas veículos livres de emissões e quase completamente silenciosos em seus centros urbanos em um futuro próximo.
Recentemente, a DAF e a VDL Groep anunciaram que quatro caminhões de coleta de lixo CF Electric de três eixos e totalmente elétricos entrarão em operação, para a coleta de produtos residuais nas áreas urbanas com emissões zero. (Blog do Caminhoneiro)