FPT Industrial, Iveco e Nikola apresentam seu caminhão elétrico

Frota & Cia

 

A FPT Industrial e a IVECO, marcas da CNH Industrial, e a NIKOLA apresentaram o protótipo do elétrico NIKOLA TRE. O modelo é o primeiro veículo resultante da joint venture entre a CNH Industrial e a Nikola Motors. A divulgação do projeto foi realizada em Turim, na Itália.

 

O veículo é baseado no caminhão pesado IVECO S-WAY, lançado em julho de 2019.

 

O protótipo do caminhão elétrico 4×2 da IVECO destina-se a missões regionais. Com autonomia de até 400 km e desempenho dinâmico igual ou melhor que a do modelo equivalente a diesel. Segundo as marcas, o modelo deve ser lançado oficialmente durante a exposição IAA em 2020.

 

De acordo com Annalisa Stupenengo, President Powertrain da CNH Industrial e CEO da FPT Industrial, a companhia tem investido em energias renováveis. “A FPT Industrial está investindo em mobilidade elétrica, com base em propulsão a bateria e a células de hidrogênio. Ao aplicar fontes de energia renováveis, a mobilidade elétrica é a única tecnologia com potencial de zero carbono do poço à roda e também neutra em carbono do tanque à roda. Veículos elétricos a baterias estão ganhando espaço em aplicações leves, enquanto projeta-se que as células a combustível de hidrogênio se tornarão uma realidade para aplicações pesadas e transportes de longa distância no futuro próximo. Por esse motivo, a parceria com a Nikola Truck reforçará ainda mais nossa capacidade em células a combustível e ajudará em nossa trajetória para a liderança nessa tecnologia”.

 

Características

 

O veículo contará com um sistema modular de baterias, com capacidade total de até 800 kWh, que pode ser adaptado para atender a diferentes missões. O motor elétrico gerará potência contínua de 480 kW, com máximo torque de 1.800 Nm.

 

O NIKOLA TRE também estará disponível em versões com 2 e 3 eixos rígidos, com peso bruto combinado de até 44 toneladas, para distribuição urbana e missões locais. (Frota & Cia/André Garcia)