Jornal do Carro
A Volkswagen está lançando hoje no Brasil o híbrido Golf GTE por R$ 199.990. O modelo chega inicialmente em um lote de cem unidades, que poderá ser o último. Isso porque a produção do carro, que é feito na Alemanha, se encerrará no mês que vem. O Golf está mudando de geração, e o próximo GTE não será mais híbrido, mas sim elétrico.
De acordo com o presidente da Volkswagen na América Latina, o argentino Pablo de Si, o GTE de oitava geração ainda demorará cerca de um ano e meio para ser lançado. O GTE representa uma espécie de aperitivo da eletrificação da Volkswagen no Brasil. A marca pretende lançar mais cinco modelos elétricos no País até 2023. Di Si, no entanto, não adiantou que modelos seriam esses. A nova linha I.D é uma possibilidade.
GTE tem 204 cv
O Golf GTE combina um motor 1.4 TSI (turbo) a gasolina de 150 cv e um elétrico de 102 cv. Juntos, geram 204 cv de potência e um torque de 35,7 mkgf. Graças à dupla, a Volkswagen informa que o hatch é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. A máxima é de 222 km/h. O câmbio automatizado tem seis marchas.
De acordo com a Volkswagen, o GTE é capaz de rodar apenas no modo elétrico por 50 km. Combinando os dois motores, a montadora informa que o hatch tem autonomia de mais de 939 km.
Golf GTE investe no tom azul
O modelo está sendo importado apenas na cor azul. Oficialmente, a cor se chama azul Atlantic. Lembra a estratégia utilizada em 1989, no lançamento do Gol GTi, o primeiro veículo nacional com injeção de combustível. Além da pintura da carroceria, o tom está também no friso que atravessa a grade frontal, nas costuras do volante e no revestimento dos bancos. Neles, a marca empregou um tecido nas cores azul e preto.
O GTE está sendo trazido em versão completa, sem pacote de opcionais. O modelo vem com teto solar, rodas de liga leve aro 16, luzes diurnas de LEDs, escape duplo, sensores de obstáculos na frente e atrás, etc. Além disso, o modelo tem quadro de instrumentos virtual de 12,3″, além de central multimídia com tela de 9,2″. O ar-condicionado é de dupla zona.
O motorista pode selecionar em os modos de condução puramente elétrico, híbrido ou GTE, que privilegia desempenho. De acordo com o gerente de engenharia da empresa, José Loureiro, o custo de carregamento da bateria é de R$ 5,18.
O modelo custa R$ 25 mil a mais que o Chevrolet Bolt, monovolume elétrico que foi lançado na sexta-feira da semana passada por R$ 175 mil. Como o GTE, o Bolt também conjuga economia com desempenho. A Chevrolet informa que o Bolt é capaz de atingir 100 km/h em 7,3 segundos, graças ao motor de 203 cv. A autonomia é de 416 km, informa a montadora.
Bicicleta e triciclo
Além do GTE, a Volkswagen está lançando também uma bicicleta e um patinete, ambos elétricos. A bicicleta custa R$ 11.499, enquanto o patinete sai por R$ 3.399. (Jormal do Carro)