Alemanha quer 1 mi de pontos de carregamento para veículos elétricos até 2030

Frota & Cia

 

De acordo com a chanceler Angela Merkel, a Alemanha pretende ter 1 milhão de estações de carregamento de carros elétricos até 2030. O anúncio foi feito através de uma mensagem de vídeo neste domingo (3), antes das reuniões na segunda-feira (4) com a indústria automobilística sobre como acelerar a mudança para veículos movidos a bateria, com baixa emissão de gases.

 

“Para esse propósito, queremos criar 1 milhão de pontos de carregamento até 2030. E a indústria terá que participar desse esforço, é disso que falaremos”, afirmou Merkel. Ao todo, a Alemanha tem agora apenas 20.000 pontos de carregamento públicos.

 

Stephan Weil, o primeiro-ministro da Baixa Saxônia, onde a Volkswagen está sediada, disse que queria ver compromissos para 100.000 pontos de carregamento públicos até 2021.

 

Weil é membro do conselho de supervisão da Volkswagen, e está comprometido em fazer a transição para carros movidos à bateria. No entanto, diz que precisa ver mais infraestrutura de carregamento para comercializá-los com sucesso.

 

Reunião para impulsionar eletrificação

 

A reunião citada por Merkel vai tratar sobre ações rápidas para que o país cumpra metas anti-emissões. O setor de transportes é o tema principal e as autoridades discutem como realizar uma reformulação do sistema.

 

Além das alternativas elétricas aos carros movidos a gasolina e diesel, o governo também explorará aqueles movidos a células de combustível de hidrogênio, com o governo e a indústria compartilhando o custo dos subsídios para atrair compradores para ambos.

 

Merkel disse que o governo visa a preservar empregos na fabricação de carros e peças. Está ficando claro que são necessários menos funcionários para construir carros elétricos do que os convencionais.

 

Weil disse que Berlim deve facilitar as provisões para financiar compensações por trabalho de curta duração, caso a indústria fique sobrecarregada.

 

“Um tempo extremamente exigente está à frente da indústria automotiva alemã, que precisa ser acompanhada ativamente pelos formuladores de políticas”, afirmou ele. (Frota & Cia/André Garcia)