Randon incorpora motor elétrico no semirreboque

AutoIndústria

 

As Empresas Randon levam para a Fenatran 2019 inovador conceito Hybrid R, um semirreboque concebido com um sistema de tração auxiliar elétrica. A novidade, além de motor elétrico da WEG instalado em eixo especialmente projetado para o conjunto, incorpora baterias e inversor.

 

Todo o sistema levou o nome de e-Sys e foi inteiramente desenvolvido pelas engenharias das Empresas Randon, em uma parceria entre a Syspensys, fabricante de eixos, e o Centro de Tecnológico da Randon. “É o primeiro semirreboque com esse conceito da América Latina”, garante Sérgio Carvalho, COO da divisão autopeças da companhia.

 

Na prática, a carreta Hybrid R contribuirá com o deslocamento da composição veicular. Carvalho lembra da frequência com que cavalos-mecânicos carregados têm dificuldade em vencer aclives acentuados. “Com o auxílio de um eixo de tração no semirreboque, o caminhão supera as subidas de forma mais eficaz e segura.”

 

De acordo com a companhia, e-Sys deverá proporcionar uma economia de combustível de até 25% a depender da aplicação, peso e condições de estrada. Em testes realizados, o uso do sistema contabilizou consumo de 15 litros de diesel por hora, enquanto sem o auxílio da tração elétrica marcou 36 litros/hora.

 

A Hybrid R traz ainda sistema regenerativo de energia Kers. Nas frenagens e desacelerações, casos das descidas, a energia cinética é convertida em elétrica para recarregamento das baterias.

 

Além da redução do consumo, especialmente em rotas de topografia montanhosa, a novidade também promete como consequência menos emissões, mais segurança nas viagens e menor desgaste de componentes. Carvalho estima que a Hybrid R esteja pronta para ser oferecida ao mercado até o fim do ano que vem.

 

A Fentran 2019, considerada a maior feira de negócios do setor de transporte da América Latina estará de portas abertas ao público até sexta-feira, 18 de outubro, no São Paulo Expo. (AutoIndústria/Décio Costa)