CanalTech/Motor1
O mercado brasileiro de automóveis é um emaranhado de SUVs. E as montadoras parecem não estar satisfeitas, projetando e lançando cada vez mais modelos, de todos os tipos. Um segmento, no entanto, anda órfão: o de SUVs elétricos (ou eSUVs). Bem, isso, no ano que vem, será resolvido: a Mercedes-Benz anunciou o EQC, seu SUV 100% elétrico. A proposta da empresa é oferecer um produto conectado, com capacidade autônoma, funcionando como um serviço e movido a energia elétrica.
O EQC é movido por dois motores elétricos, cada um posicionado em um eixo do veículo. A potência combinada é de 408 cv e 77,5 kgfm, sendo que esse torque aparece de imediato, devido à propulsão elétrica. Ele alcançará os 180 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente), sendo capaz de chegar aos 100 km/h em somente 5,1 segundos, mesmo com seus impressionantes 2.495 kg.
Com um conjunto de baterias de 80 kWh, o eSUV tem autonomia estimada entre 445 e 471 quilômetros, carregando até 80% de sua carga em 40 minutos com o uso de uma tomada de recarga rápida, ou em 7,5 horas com o wallbox especial da marca.
O SUV também será altamente tecnológico e bem equipado, imbuído do sistema MBUX de infotenimento, com duas telas de 10,25” – uma para o painel de instrumentos e outra para a multimídia. O EQC conta, ainda, com um sistema de assistente por voz semelhante à Siri, da Apple, Google Assistente ou Alexa da Amazon, que controlará, entre outras coisas, a temperatura do ar-condicionado conforme o usuário pedir ou a faixa de música que está tocando. (CanalTech/Motor1/Felipe Ribeiro)