Volvo realizará primeira operação real de veículo autônomo elétrico Vera

Transporta Brasil

 

O VERA, nome dado ao veículo de carga elétrico, autônomo e conectado da Volvo, atuará numa operação de curtas distâncias, transportando mercadorias entre um centro logístico e um terminal portuário em Gotemburgo, na Suécia.

 

De acordo com o vice-presidente de soluções autônomas da Volvo Trucks, Mikael Karlsson, agora a empresa tem a oportunidade de implementar o VERA em um canário ideal e desenvolver ainda mais seu potencial para outras operações similares.

 

O objetivo é ter um sistema conectado que consiste em vários veículos VERA monitorados por uma torre de controle. Dessa forma, permitirá um fluxo de transporte contínuo e constante, atendendo demandas de maior eficiência, flexibilidade e sustentabilidade. A colaboração com a DFDS é um primeiro passo para implementar o VER em uma operação de transporte real em estradas públicas, predefinidas dentro de uma área industrial.

 

“Queremos estar na vanguarda do transporte autônomo e conectado. Essa colaboração nos ajudará a desenvolver uma solução eficiente, flexível e sustentável de longo prazo para ter veículos autônomos que chegam aos nossos portões, beneficiando nossos clientes, o meio ambiente e nossos negócios”, afirma Torben Carlsen, CEO da DFDS.

 

À medida em que a Volvo Trucks ganhe mais experiência, o VERA terá potencial para operar em aplicações semelhantes, como complemento às soluções de transporte atuais. “Transportes autônomos com baixos níveis de ruído e zero emissões de escape têm um papel importante a desempenhar no futuro da logística e beneficiarão tanto empresas quanto a sociedade. Vemos essa colaboração como um começo importante e queremos promover o progresso nessa área. O VERA pode ter um limite de velocidade, mas nós não. Os testes já vão começar e nossa intenção é implementar a solução nos próximos anos”, acrescenta Mikael Karlsson. (Transporta Brasil)