Diário do Transporte
Carros e motocicletas movidos a gasolina ou diesel serão proibidos de circular em Amsterdã, Holanda, a partir de 2030.
O conselho da cidade planeja iniciar a mudança como parte de um esforço para reduzir a poluição do ar. As autoridades culpam a má qualidade do ar por encurtar em um ano a expectativa de vida dos habitantes.
As informações são de reportagem do jornal inglês The Guardian desta sexta-feira, 3 de maio de 2019.
“A poluição costuma ser um assassino silencioso e é um dos maiores riscos à saúde em Amsterdã”, disse a conselheira responsável pelo trânsito da cidade, Sharon Dijksma, anunciando a decisão do município.
A partir do próximo ano, carros a diesel com 15 anos ou mais serão proibidos de entrar na rodovia A10 que circunda a capital holandesa.
Ônibus públicos e privados que emitem fumaça pelo escapamento não entrarão mais no centro da cidade a partir de 2022. Até 2025, a proibição será estendida às embarcações de lazer nos canais de Amsterdã, e a ciclomotores e ciclomotores leves.
Todo o tráfego dentro da área construída deve estar livre de emissões até 2030, no âmbito do plano de ação por ar limpo.
Elétrico hidrogênio
Amsterdã planeja encorajar seus moradores a mudar para carros elétricos e a hidrogênio. Para isso, pretende oferecer estações de carregamento para todos os compradores desses tipos de veículos. Mas para viabilizar o projeto, a cidade deverá ter de 16.000 a 23.000 estações de carregamento até 2025. Atualmente, Amsterdã possui 3.000 postos de recarga elétrica.
Em grande parte devido ao tráfego pesado nas principais cidades do país – Amsterdã, Maastricht e Roterdã –, a poluição do ar na Holanda é pior do que o permitido pelas regras europeias. Há preocupações de que os níveis de dióxido de nitrogênio e emissões de partículas estejam causando doenças respiratórias.
Mas a Associação Rai, o grupo de lobby da indústria automotiva, condenou o plano classificando-o como “bizarro e regressivo”. Um porta-voz chegou a afirmar que milhares de famílias que não têm dinheiro para um carro elétrico serão deixadas de lado. “Isso faz de Amsterdã uma cidade dos ricos”, afirmou.
Autoridades municipais e governos em todo o mundo estão se movendo para retirar de suas ruas veículos que emitem gases do efeito estufa.
No ano passado, Madri, capital da Espanha, começou a restringir o acesso a veículos a gasolina fabricados antes de 2000 e a veículos a diesel fabricados antes de 2006. Roma, a histórica capital da Itália, prometeu banir os veículos a diesel do centro da cidade até 2024.
O governo dinamarquês adiantou que quer proibir a venda de novos carros a gasolina e diesel a partir de 2030 e veículos híbridos a partir de 2035. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)