BYD anuncia primeiro ônibus biarticulado 100% elétrico de 27 metros do mundo

Diário do Transporte

 

Com 27 metros de comprimento, o modelo K12A, fabricado pela BYD, é o primeiro ônibus biarticulado 100% elétrico do mundo.

 

O veículo foi lançado em Shenzen, sede da empresa na China, e iniciará suas operações com a Transmilenio de Bogotá.

 

Projetado para transportar 250 passageiros, o K12A alcança uma velocidade máxima de 70 km/h.

 

Segundo comunicado da fabricante, o biarticulado elétrico é equipado com um sistema 4WD distribuído, “que pode alternar entre tração de duas ou quatro rodas sem problemas para atender às demandas de diferentes terrenos, além de reduzir o consumo total de energia do veículo”.

 

Compatível com os corredores BRT, o K12A apresenta uma carroceria em liga de alumínio e as principais tecnologias de baterias, motores elétricos e controles eletrônicos da BYD.

 

Com design integrado inteligente, o biarticulado 100% elétrico possui ainda sistemas que gerenciam o calor da bateria, além de sistema regenerativo de energia.

 

O barramento está equipado com portas de carregamento tanto em corrente contínua quanto em corrente alternada (AC e DC), que podem ser comutadas livremente para atender a todas as necessidades dos operadores.

 

“Uma carga pode durar quase 300 km e, portanto, pode responder às demandas da operação de um dia inteiro”, afirma o comunicado da BYD.

 

Para Stella Li, Vice-Presidente Sênior da BYD, a empresa mais uma vez usa sua tecnologia, produtos confiáveis e soluções inovadoras para solucionar dois grandes problemas urbanos: congestionamento e poluição.

 

Para a executiva, o K12A trará zero emissões para os sistemas de BRT, “permitindo que os passageiros desfrutem de viagens silenciosas e sem poluição, ao mesmo tempo em que economiza custos significativos de manutenção para os operadores”.

 

Luis Carlos Moreno, CEO da Express, uma das grandes clientes da BYD na Colômbia, disse estar confiante que os ônibus elétricos de 27 metros da BYD “são o futuro dos sistemas de BRT “.

 

“Nesta viagem a Shenzhen, vi que os ônibus públicos da cidade já estão 100% eletrificados e acredito firmemente que a eletrificação é uma tendência global futura”, completou o executivo.

 

Adalberto Maluf, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil, afirma que os corredores de ônibus BRT são uma ótima opção para qualificar o transporte público.

 

“Com a chegada dos biarticulados elétricos, agora os BRT elétricos podem ainda reduzir ruídos e poluição, melhorando a qualidade de vida nas nossas cidades”, afirma Maluf.

 

Pioneirismo

 

A BYD conta que em 2010 divulgou pela primeira vez sua solução de eletrificação de transporte público, “logo assumindo a liderança no setor de ônibus 100% elétricos por toda a China”.

 

O K9 da BYD, o primeiro ônibus 100% elétrico do mundo com múltiplas certificações de agências europeias, norte-americanas e japonesas, iniciou suas operações comerciais em Shenzhen já em 2011.

 

“O K12A é extremamente eficiente, cada barramento economiza o equivalente a 80 toneladas de emissões de CO2 por ano e pode economizar 360 mil litros de combustível durante todo o seu ciclo de vida”, afirma o comunicado da gigante chinesa.

 

A BYD ressalta ter produzido e entregue mais de 50.000 ônibus 100% elétricos para seus parceiros globais. “Em particular, seus ônibus 100% elétricos de mais de 10 metros ocupam a primeira posição mundial em termos de vendas totais, detendo uma participação dominante no mercado de ônibus 100% elétricos nos EUA, América Latina e Europa”, afirma comunicado.

 

Os veículos elétricos da empresa lideraram as vendas nos últimos quatro anos (2015 – 2018) e operam em mais de 300 cidades, cobrindo mais de 50 países e regiões em todos os seis continentes. Para responder à demanda de pedidos, a BYD montou fábricas para veículos comerciais 100% elétricos na China, EUA, Brasil, Hungria e França.

 

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Relembre: Fábrica de ônibus elétricos da BYD Campinas já nasce com encomendas, diz empresa

 

Em fevereiro de 2019, a BYD Brasil assinou seu primeiro projeto de SkyRail (monotrilho) no país, numa Parceria Público Privada (PPP) de R$ 1,5 bilhão na cidade de Salvador. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)