AutoIndústria
A Volkswagen aproveitou sua participação no Salão de Detroit, de 14 a 17 de janeiro, no Estados Unidos, para anunciar investimento de US$ 800 milhões na fábrica de Chattanooga, no Tennessee, para produção de veículos elétricos, a ser construído sobre a plataforma MEB.
De acordo com o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, pelo cronograma da montadora, o início da produção será em 2022 com o Crozz1, um SUV apresentado como conceito no Salão de Frankfurt de 2017, mas também o Buzz1, uma reinterpretação da extinta Kombi, mostrada no mesmo Salão de Detroit em 2017. Com o aumento da produção local, a empresa adicionará 1 mil empregos na unidade fabril.
“Os Estados Unidos são um dos locais mais importantes para nós e a produção de carros elétricos em Chattanooga é uma parte fundamental de nossa estratégia de crescimento na América do Norte”, disse em nota Diess. “A equipe de gestão liderada por Scott Keogh está comprometida em continuar aumentando nossa participação de mercado nos próximos anos. Juntamente com nossos investimentos contínuos e este aumento na produção local, estamos fortalecendo as bases para o crescimento sustentável da marca Volkswagen nos EUA.”
Segundo a agência de notícias Reuters em conversa com o CEO da Volkswagen, o investimento anunciado pela empresa “é sinal para o governo que estamos realmente comprometidos com os Estados Unidos”, como um recado para aliviar às pressões da Casa Branca com ameaças de impor tarifas aos carros europeus.
Independentemente de questões econômicas globais, a Volkswagen já revelou que pretende lançar mais de vinte modelos totalmente elétricos nos próximos anos, em uma ofensiva de tornar o carro elétrico popular. A marca está investindo € 11 bilhões até 2023, dos € 9 bilhões em eletromobilidade.
Até 2025, a marca Volkswagen tem como meta vender pelo menos 1 milhão de carros elétricos por ano em todo o mundo. Para isso prepara capacidade produtiva a partir de oito unidades produtivas: Chattanooga, nos Estados Unidos; Emdem, Hanover, Zwickau e Dresden, na Alemanha; Mladá Boleslav, na República Tcheca; e Antig e Foshan, na China. (AutoIndústria)