Futuretransport
Em visita a fabrica da BYD em Campinas, na última terça-feira (16), o prefeito em exercício de São Paulo, Milton Leite, anunciou o projeto piloto com 15 ônibus da BYD que vão circular pela capital em até dois meses.
Durante o encontro, o prefeito em exercício declarou que “há uma preocupação na cidade de São Paulo em relação à emissão de poluentes e por isso será feito um projeto piloto que permitirá termos a exata dimensão desse processo do início ao fim”.
Encarroçados com o modelo Millennium da Caio, os chassis D9W da BYD têm a alimentação da bateria feita de fosfato de ferro (LiFePO4), e levam cerca de cinco horas para ser recarregados.
A garantia de que não faltará energia para abastecer os ônibus na cidade, segundo a BYD, está no fato de que a garagem da concessionária escolhida terá uma subestação ligada diretamente ao sistema nacional e estará imune às quedas frequentes da rede doméstica.
O projeto envolverá as secretarias da Fazenda, Mobilidade e Transportes e Verde e Meio Ambiente. A SPTrans definirá os critérios técnicos de qual concessionária irá receber a frota.
Ganhos ambientais
Segundo pesquisas recentes, cerca de 25 a 35% da emissão total de poluentes nas cidades brasileiras são provenientes dos ônibus. O ônibus elétrico reduz 100% da emissão de poluentes locais e 86% a emissão de CO2, considerando o ciclo de vida total do carro, desde a geração de energia, o consumo e a disposição final do veículo (GHG Protocol). “Em dez anos de operação, cada ônibus reduz a emissão de 9,47 toneladas de Nox, 1,8 toneladas de CO, além de 0,2 toneladas de HC e 0,17 MP. Além disso, os ônibus elétricos reduzem a emissão de ruídos, o que melhora a qualidade de vida e reduz doenças psíquicas na cidade”, diz Adalberto Maluf, diretor de marketing, sustentabilidade e novos negócios da BYD no Brasil.
Em São Paulo, 60% da frota já possui motor padrão Euro V com o objetivo de reduzir cada vez mais a emissão de poluentes pelos ônibus.
A cidade de São Paulo conta com uma frota cadastrada de 14.382 veículos. São realizados diariamente 10 milhões de embarques, em 1.335 linhas, para percorrer 3 milhões de quilômetros/dia. (Futuretransport)