DPDgroup e Renault mostram o futuro da logística urbana

Futuretransport

 

O Renault EZ-PRO, apresentado pela montadora durante a IAA 2018, é um conceito de veículo autônomo, elétrico, conectado e compartilhado, desenvolvido para a logística urbana para a entrega de “última milha”.

 

E para corroborar a vocação do Renault EZ-PRO, o DPDgroup, parceiro da Renault neste projeto, criou vários cenários de entrega que fazem parte dos programas de inovação do grupo para as cidades inteligentes do futuro próximo.

 

O protótipo é composto por dois elementos diferentes, os “pods”, baseados na mesma plataforma personalizável e que pode ser adaptada para uma grande diversidade de utilizações e formatos.

 

Eles podem sair de um Hub em comboio e, à medida que se aproximam de seus locais de entrega, se separam, seguindo para seus destinos de entrega ou coleta, de forma autônoma.

 

“O Renault EZ-PRO mostra nossa visão de entrega de última milha integrada ao ecossistema de cidades inteligentes de amanhã e às necessidades dos profissionais. Este conceito é uma solução que descortina inúmeras oportunidades para os nossos parceiros, como estamos mostrando hoje com o Grupo DPD”, disse Ashwani Gupta, vice-presidente sênior da Renault LCV (Light Commercial Vehicle).

 

A DPD afirma que “o veículo autônomo da Renault possibilitará entregar pelo menos parte dos volumes com um grau sem precedentes de flexibilidade e permitirá cenários de entrega inteiramente novos, especialmente na área das grandes cidades”.

 

O Renault EZ-PRO pode também funcionar como um parcel locker com rodas, que se deslocará ao local que mais convir ao cliente, permitindo que o DPDgroup programe pontos de entrega e envie notificações para os compradores, que poderão coletar ou devolver suas encomendas por conta própria no local pré-determinado.

 

Acessíveis 24/7, podem ser abertos pelo destinatário através de um aplicativo de smartphone. A solução de envio para os consumidores também contará com opções de rastreamento em tempo real via celular com serviços de alerta.

 

“Esta parceria permite projetar como poderão ser otimizadas as entregas e como esse fato poderá moldar a vida urbana de amanhã através da implementação de soluções mais verdes e próximas. A DPDgroup está entusiasmada em compartilhar essa visão com um importante player do ramo automóvel como a Renault”, afirmou Thomas Steverding, gerente de P&D da DPD na Alemanha, responsável pelo programa de inovação em veículos autônomos da empresa.

 

Os serviços de entrega de última milha são uma das maiores oportunidades do setor, pois o e-commerce continua a expandir. Os consumidores querem entrega imediata, os varejistas precisam gerenciar os custos de entrega e as cidades continuam buscando novas maneiras de gerenciar o tráfego intenso.

 

Essa expectativa é alicerçada pelos números de compras online realizadas na Europa. Cerca de 57% do comércio no velho continente é feito via internet, sendo que os compradores mais assíduos fazem, em média, 45 compras por ano.

 

DPDgroup

 

DPDgroup é a marca internacional do grupo GeoPost, segunda maior rede de entregas de encomendas internacionais da Europa. No início de 2017 a DPD começou sua operação no Brasil com a aquisição da JadLog, empresa de logística e transportes de cargas expressas fracionadas e uma das maiores operadoras de e-commerce do país. (Futuretransport)