Jornal do Carro
Carro elétrico é uma realidade que ainda engatinha no Brasil. Mas nos Estados Unidos, nação de carros enormes e motorzões, a ideia está se tornando mais popular. E a tendência é crescer rápido com os lançamentos das montadoras e a evolução da tecnologia. Mas lá também há percalços a contornar.
Um dos grandes desafios para que os elétricos se popularizem é expandir a autonomia. Hoje há modelos que rodam mais de 300 km com uma única carga de bateria. Isso já basta para boa parte dos deslocamentos cotidianos. Mas, em viagens longas, é preciso ter paciência.
Outra questão importante é o tempo de recarga. Em uma tomada de 220V, um Nissan Leaf exige 7 horas e meia para uma recarga total e um Chevrolet Bolt, cerca de 9 horas e 20 minutos. Em menos tempo, só se contentando com recargas parciais, por meio de carregadores rápidos.
A novidade é que a GM está desenvolvendo um sistema de carregamento rápido que pode mudar esse cenário. De acordo com a agência de notícias Bloomberg, ele promete proporcionar uma autonomia de 290 km em meros 10 minutos de recarga.
Rapidez e conveniência
Isso dá uma média de 30 km a cada minuto de recarga – bem mais do que oferece a Tesla, com cerca de 9,6 km no mesmo tempo de carregamento. A Porsche está trabalhando em um método que permitirá ao elétrico Taycan ganhar 20 km de autonomia por minuto.
A tecnologia, que está sendo pesquisada em parceria com a Delta Americas, deve estar disponível em 20 modelos elétricos da GM até 2023.
Esse pode ser o empurrão que faltava para os consumidores migrarem para os elétricos sem perder o conforto e a conveniência que tinham com seus carros movidos a gasolina. (Jornal do Carro)