Primeiros ônibus 100% elétricos do estado do Rio de Janeiro entram em operação

Meio Filtrante

 

Ônibus 100% elétricos BYD D9W com carroceria Caio Millenium em operação em Volta Redonda (RJ) Os primeiros ônibus 100% elétricos do estado do Rio de Janeiro, três unidades do modelo BYD D9W com carroceria Caio Millenium, estão em funcionamento na cidade de Volta Redonda(RJ). A entrega oficial dos veículos foi realizada em uma cerimônia no dia 15 de agosto de 2018. Estiveram presentes no evento o prefeito de Volta Redonda, Sr. Samuca Silva, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sr. Joselito Magalhães, o presidente da BYD do Brasil, Sr. Tyler Li, o vice-presidente sênior de vendas da BYD, Sr. Wilson Pereira, e o gerente nacional de vendas da BYD, Sr. Silvestre Souza, dentre outras autoridades.

 

Cumprindo com o plano de governo, os veículos tem sido utilizados para o programa Tarifa Comercial Zero e circulam gratuitamente nos quatro principais pontos comerciais do município (VilaSanta Cecilia, Centro, Aterrado e Retiro). O período de testes se iniciou em 18 de julho deste ano e a linha teve quase 100% de aprovação dos usuários e também dos comerciantes do Centro.

 

“O projeto é inovador. Mas, mais do que isso, aquece a economia, levando os consumidores aos principais centros comerciais da cidade sem interferir nas linhas convencionais. Além do mais, os veículso não provocam poluição sonora e nem atmosférica. Com tudo isso, vamos melhorar a mobilidade de Volta Redonda” avalia o prefeito Samuca Silva.

 

Para Tyler Li, presidente da BYD do Brasil

 

O ônibus elétrico é uma tecnologia promissora na busca por um transporte público menos poluente e com menor custo de manutenção. Com cada vez mais grandes metrópoles globais realizando testes e implementando esse tipo de veículo em suas vias públicas, o ônibus elétrico vai deixando de ser apenas uma ideia do futuro, firmando-se dia a dia como realidade.

 

O Chassis BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. Os dois motores BYD-2912TZ-XY-A, de 150 KW, juntos equivalem a 402 cavalos e estão integrados nas rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. O Chassis possui o conceito Low Entry, ou seja, não existindo degraus para o embarque e desembarque dos passageiros. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão. Os freios a disco regenerativos, com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A suspensão pneumática integral proporciona conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando a comodidade e a segurança para embarque e desembarque dos passageiros. Também é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas. A coluna de direção regulável permite a regulagem de acordo com as características de cada motorista, melhorando assim questões de ergonomia.

 

Redução de poluentes locais

 

Os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz cerca de 1,8 toneladas de CO2equivalentes, o que representa o plantio de mais de 11 árvores ao ano, além de evitar a emissão local de 118,814 kg de NOX e 1,152 kg de material particulado, os dois maiores vilões para a saúde pública. Esses valores se referem a comparação aos ônibus diesel novos, Euro 5, com rodagem média de 6.000kms/mês. (Meio Filtrante)