Jornal Tijucas
A Honda colocou suas equipes na rua, desde a semana passada, para ampliar a localização de veículos cujos proprietários não atenderam às convocações anteriores de recalls para substituição dos insufladores de airbags, fabricados pela japonesa Takata, de seus automóveis. A fabricante anunciou que o trabalho será feito por três meses nas cidades mineiras de Belo Horizonte e Contagem. A iniciativa acontece no estado que é o terceiro em representatividade no número de automóveis afetados pelo recall. A estimativa é que 9% desses veículos estejam em Minas Gerais.
As equipes da Honda vão identificar a partir da placa ou do chassi, os automóveis envolvidos nas campanhas de recall divulgadas pela marca e que ainda não tiveram os insufladores substituídos. A abordagem vai acontecer em locais de circulação de veículos com velocidade reduzida, como estacionamentos de grande movimentação, como shoppings, supermercados e postos de gasolina das duas cidades. Quando algum veículo for identificado, os representantes da montadora se prontificarão a realizar o agendamento do atendimento para a troca do dispositivo em uma concessionária Honda.
A Honda convocou 871.320 veículos para a substituição preventiva dos insufladores da Takata. No entanto, o número total de reparos necessários é de 1.477.700, já que alguns modelos podem contar com reparos em ambos os lados: motorista e/ou passageiro. Atualmente, a taxa de atendimento de reparos está em 41,4%.
A ação em Minas integra uma série de iniciativas pioneiras que a Honda tem liderado no país para aumentar o alcance da comunicação com seus clientes. Em meados de março de 2017, a montadora colocou no ar uma campanha, veiculada na TV aberta, em que um ator, em uma oficina explicava, de forma didática, a necessidade de atendimento à campanha e a gratuidade do reparo. O vídeo fez o número de agendamentos para a troca da peça defeituosa saltar de 850 para 2.543 ao dia, registrando o recorde mensal de reparos realizados: 34.077.
Em julho do ano passado, a empresa firmou um convênio inédito com o Detran.SP, que permite, após o cruzamento de dados, notificar os proprietários de automóveis e motocicletas do Estado de São Paulo que ainda não efetivaram os reparos de recall em seus veículos. Foram enviadas 294.000 cartas aos clientes, e, como resultado, 31% destes realizaram os reparos em seus automóveis.
Para reforçar a conscientização da importância do reparo, a Honda também recorreu a parcerias com empresas que, em comum, possuem informações atualizadas e apuradas de seus clientes como seguradoras de veículos e empresas de cobrança automática de pedágio. Nos dois casos, após o cruzamento de dados entre Honda e empresas parceiras foi possível identificar 163 mil clientes que ainda não haviam atendido ao chamado e notificá-los. A empresa ressalta que, no caso das campanhas de recall do insuflador de airbag, as convocações envolvem automóveis produzidos há até 17 anos, fato que impacta diretamente no acesso ao atual proprietário. Além disso, lembra, é comum que, com o passar do tempo, os carros mudem de donos, que nem sempre retornam à concessionária para realizar as revisões e eventuais reparos periódicos. Por isso, a montadora decidiu ampliar o alcance da campanha. (Jornal Tijucas)