Nissan convoca donos de Tiida para completar recall de ‘airbags mortais’

Auto Esporte

 

A Nissan anunciou na última segunda-feira (21) que os donos de 35.413 unidades do Tiida, nas versões hatch e sedã, poderão realizar o complemento do recall dos “airbags mortais” da Takata a partir desta quarta-feira (23). O serviço é gratuito.

 

Estas unidades já haviam sido convocada para recall das bolsas frontais no ano passado. Porém, apenas o airbag do lado do motorista foi substituído. Agora, a marca irá trocar o componente do lado do passageiro.

 

A falta de peças do lado do passageiro causou reclamações de clientes. Alguns relatam que aguardaram por meses sem saber quando poderiam realizar a troca completa.

 

Veja abaixo os detalhes deste recall

 

Tiida hatch (33.431 unidades) – produção entre maio de 2007 a outubro de 2012

Tiida Sedan (1.982 unidades( – produção entre agosto de 2011 a julho de 2012

Chassis: não sequenciais: 3N1BC13D08K190006 a 3N1BC1CDXDK203158

 

O que são os airbags mortais

O defeito veio à tona 5 anos atrás, envolve mais de 30 milhões de veículos, e também está relacionado com as mortes de pelo menos 22 pessoas, além de 180 feridos (conheça a história de algumas vítimas). Não há relato de nenhuma ocorrência no Brasil.

 

A falha está na vedação do insuflador, onde fica o gás que faz o airbag ser acionado. Com isso, essa peça pode trincar e também alterar o gás, devido à exposição à umidade.

 

Assim, quando há uma colisão e o airbag deve ser acionado, ele não abre corretamente, e explode. O insuflador (que tem peças metálicas) se parte e seus pedaços são atirados contra os ocupantes dos veículos. Até por isso, os ferimentos de algumas vítimas foram confundidos com facadas ou tiro.

 

O caso da Takata motivou o maior recall da história. A fornecedora se declarou culpada e aceitou pagar uma multa de US$ 1 bilhão nos EUA. (Auto Esporte)