O Brasil Sobre Rodas
927.089 vidas transformadas com a entrega de R$ 3,52 milhões, em 96 prêmios, a entidades que puderam viabilizar seus projetos sociais. Esses são números do concurso “Volkswagen na Comunidade”, da Fundação Volkswagen, que está com inscrições abertas para a edição 2018 por meio do site www.vwnacomunidade.com.br, até 2 de abril.
Em 10 anos, o concurso já proporcionou nutrição adequada a bebês, capacitou jovens e adultos para o mercado de trabalho, moveu crianças e adolescentes por meio do conhecimento (educação, cultura e esportes), acolheu dependentes químicos e pacientes de câncer, entre outras histórias emocionantes.
Nesta 11ª edição, serão 11 entidades premiadas com R$ 40 mil cada, para investir no projeto social inscrito. Dez projetos sociais serão inéditos (sendo nove inscritos por colaboradores da Volkswagen do Brasil/Volkswagen Serviços Financeiros e um por colaboradores da MAN Latin America, do Grupo VW). O 11º é o “Prêmio de Sustentabilidade”, entregue à entidade já premiada no concurso “Volkswagen na Comunidade 2017” que melhor aplicou os recursos durante o ano.
“O concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ também incentiva a cidadania e a conscientização entre os nossos colaboradores, pois são eles que indicam os projetos sociais nos quais já atuam voluntariamente ou com os quais estão engajados”, afirma o Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen Região América do Sul e Brasil, Marcellus Puig.
“Temos percebido um engajamento crescente dos nossos colaboradores com o concurso ‘Volkswagen na Comunidade’. A edição 2017 teve recorde absoluto, com 1.259 projetos inscritos, um aumento de 59,4% em relação a 2016. Estamos incentivando nosso time a participar ainda mais intensamente. O ato de inscrever projetos é uma grande oportunidade de gerar transformação social!”, afirmou a superintendente da Fundação Volkswagen e diretora de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Daniela Demôro.
Esta edição do concurso “Volkswagen na Comunidade” conta com um novo critério de avaliação. Terão mais chances de vencer, os projetos que incluem o tema “Mobilidade/Movimento”. Pode ser tanto a mobilidade física (como acessibilidade de espaços, por exemplo), como a mobilidade conceitual (considerando todo tipo de ‘movimento/transformação’ proporcionado aos beneficiários diretos, seja social, cultural, de acesso à saúde, educação, segurança, lazer, bem-estar etc).
Entidades vencedoras e também as finalistas ainda ganham um Curso de Gestão de Projetos Sociais à distância com certificação internacional. O curso tem 20 horas de duração e apresenta ferramentas práticas para a gestão de projetos sociais, trabalhando temas como mensuração de impacto, desenvolvimento humano e qualidade de vida.
Histórico do “Volkswagen na Comunidade”
927.089 pessoas, de todo o Brasil, beneficiadas
96 prêmios entregues
R$ 3,52 milhões em prêmios
5.609 projetos inscritos
2.119 padrinhos, que são colaboradores da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Serviços Financeiros e MAN Latin America (Grupo Volkswagen)
11 anos transformando vidas!
A Fundação Volkswagen é responsável por planejar, gerir e mensurar o investimento social da Volkswagen do Brasil desde 1979. Compartilhamos com nosso negócio a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidades. Para isso, aplicamos e disseminamos, junto com parceiros técnicos, conhecimentos que proporcionam transformações sociais efetivas nas áreas de educação e desenvolvimento social.
Por meio de seus programas educacionais, já beneficiou 2.128.476 estudantes e 25.471 educadores em 1.188 cidades de todo o País, em um total de 8.066 escolas/instituições. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já somam 947.998 beneficiários diretos, de 4.739 instituições, em 219 cidades, de 24 Estados brasileiros. Informações adicionais: www.fundacaovolkswagen.com.br. (O Brasil Sobre Rodas)