Portal Segs
A Toyota do Brasil, em continuidade à sua estratégia de disseminação de conhecimento da tecnologia híbrida no País, leva ao Rio de Janeiro o espaço Hybrid House, um estande de 100 m² com estrutura de vidro desenvolvido para demonstrar ao público o funcionamento e os benefícios de um veículo híbrido. A ativação, que já esteve em São Paulo entre o final de outubro e início de novembro, estará na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, de 28 de novembro a 12 de dezembro.
Os visitantes do Hybrid House poderão conhecer o Prius, veículo híbrido de maior sucesso da história, e compreender melhor seu sistema de propulsão alternativa por meio de atividades lúdicas e interativas que demonstram o uso da tecnologia no estande.
O Prius também estará disponível para test drive aos visitantes que se interessarem em conhecer, na prática, todo o silêncio e o conforto a bordo do híbrido mais vendido do mundo, bem como o uso de seus dois motores – combustão e elétrico, o carregamento do motor elétrico pela regeneração da energia cinética, a baixa emissão de poluentes e a alta eficiência e economia de combustível.
Atrações do espaço Hybrid House
– Test Drive – O test drive será realizado em um percurso de cerca de 5 km nas proximidades de Ipanema, acompanhado por instrutores Toyota, que explicarão o funcionamento híbrido durante o trajeto.
– Hololens – Por meio de um óculos de realidade mista com fones de ouvido acoplados, o visitante vê a realidade misturada com projeções digitais como animações e vídeos. E descobre o motivo pelo qual a tecnologia é chamada de híbrida: veículos como o Toyota Prius são movidos por dois motores, um a combustão (alimentado por gasolina) e outro elétrico (alimentado pela energia gerada pelo próprio movimento do veículo).
– Calculadora – Ao inserir os dados relacionados ao consumo de combustível de um veículo com motorização convencional, o visitante descobre o quanto economizaria e a quantidade de CO2 que deixaria de ser emitida na atmosfera, caso ele utilizasse um veículo híbrido em seu trajeto cotidiano.
– Bicicletas para demonstração de geração de energia – À medida que os visitantes utilizam as bicicletas, os equipamentos geram energia para carregar a bateria de celulares, ao mesmo tempo em que eletrificam um painel com informações sobre o Toyota Prius.
– Mesa Touch Screen – Uma tela interativa revela detalhes do Prius, como motorização, funcionamento, acessórios, cores, design etc.
Consultores de vendas das concessionárias Toyota estarão disponíveis no espaço Hybrid House durante todos os dias da ação.
Compromisso global com o meio ambiente
Uma das metas da Toyota em seu Desafio Ambiental Global 2050, lançado em 2015, consiste no compromisso de reduzir em 90% as emissões de CO2 na atmosfera, originadas a partir de seus veículos novos até 2050. Isso significa dizer que até lá todos os novos carros produzidos pela Toyota no mundo serão híbridos, elétricos ou movidos à célula de combustível.
A introdução do híbrido Prius no mercado brasileiro representa o primeiro passo dado pela Toyota em direção ao cumprimento deste desafio no País.
A velocidade no avanço da indústria e no desenvolvimento de novas tecnologias representa um momento de transformação no que diz respeito ao futuro da mobilidade, e a Toyota aposta que o início deste processo passa pela tecnologia híbrida.
A Toyota, pioneira na produção e comercialização em massa de veículos híbridos, comemora neste ano o 20º aniversário do Prius, seu primeiro veículo híbrido produzido e vendido em larga escala. Atualmente, a Toyota já ultrapassou a marca de 10 milhões de veículos híbridos vendidos no mundo. Deste total, a família Prius responde por mais de 60%, com 6,1 milhões de unidades vendidas.
Devido à utilização de sua gama de veículos híbridos no mundo, a Toyota estima ter deixado de emitir aproximadamente 77 milhões de toneladas de CO2 e economizado mais de 29 bilhões de litros de gasolina, na comparação com automóveis convencionais de mesmo porte e estilo de condução.
No Brasil, o Prius ocupa hoje o posto de veículo mais eficiente do País, segundo dados do INMETRO, por seus excelentes níveis de economia de combustível. O híbrido registra – 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias. A economia de combustível do Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada. O modelo é ainda referência global em baixa emissão de poluentes – cerca de 40% menos CO2 em comparação a um veículo convencional.
Desde que o Prius chegou ao mercado nacional, no início de 2013, até outubro deste ano, 3.178 unidades foram vendidas. Nos dez primeiros meses de 2017, as vendas do modelo híbrido saltaram 657% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 2.081 unidades.
Atualmente, o Prius é o líder absoluto no segmento de híbridos no Brasil e acaba de receber o selo Maior Valor de Revenda de sua categoria, estudo realizado pela Agência Autoinforme com base na cotação da tabela Molicar, com um índice de desvalorização de apenas 11,3% após um ano de uso. O modelo é comercializado em versão única por R$ 126.600,00.
Serviço
Hybrid House
Local: Praia de Ipanema – entre os postos 10 e 11 – Rio de Janeiro
Data: de 28/11 a 12/12
Horário: diariamente das 9h às 17h
Classificação livre
Entrada gratuita
Para acessar este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, visite www.toyotaimprensa.com.br. (Portal Segs/Rafael Borges)