Complexo Industrial da Nissan em Resende é tricampeão do Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador

O Brasil sobre Rodas

 

A Nissan garantiu o tricampeonato consecutivo do Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador, por ações praticadas no Complexo Industrial de Resende, onde é fabricado o crossover Nissan Kicks, além dos compactos March e Versa. Na edição deste ano da premiação, o projeto vencedor foi o programa “Braço Amigo”, na categoria “Corte e Abrasão”. A Nissan ainda ficou no pódio em outras duas categorias: Proteção Térmica, com “Protera – Tecnologia e Inovação aliado com a Proteção”, e Proteção Química, com o trabalho “Tyvek, a Solução Definitiva”, respectivamente segundo e terceiro colocados em suas disputas.

 

Esta é a sétima edição do prêmio, que acontece anualmente desde 2011, e a terceira com participação da Nissan. Nas duas anteriores, em 2016 e 2015, o Complexo Industrial de Resende conquistou o primeiro lugar da categoria Corte e Abrasão. Neste ano, todos os projetos inscritos pela Nissan ficaram entre os três primeiros colocados.

 

“Os investimentos da Nissan em segurança e qualidade incluem não só nossos produtos, mas também as condições de trabalho dos nossos funcionários. O foco na introdução de melhores práticas é constante, e todo esse esforço é coroado agora com mais esses prêmios”, disse Wesley Custódio, Diretor de Produção do Complexo Industrial de Resende.

 

Considerada referência mundial em segurança, a DuPont atua em cerca de 90 países, o que confere um reconhecimento global ao prêmio conquistado pela fábrica da Nissan em Resende.

 

Os projetos vencedores

 

A Nissan venceu a categoria Corte e Abrasão com o programa “Braço Amigo”, que desenvolveu uma estratégia de prevenção relacionada à proteção dos membros superiores. A ação se intensificou com o início do segundo turno de produção e a contratação de 600 novos funcionários, por meio de ações que melhoraram o grau de proteção mitigando ocorrências envolvendo os braços e suportando a Nissan a manter o seu objetivo de zero acidente com afastamento de funcionários.

 

Já na categoria Proteção Térmica, a Nissan foi vice-campeã com o projeto “Protera” graças à adoção de novas vestimentas, produzidas com fibras protetoras e com alto índice de conforto térmico, para os funcionários que trabalham com eletricidade.

 

O terceiro lugar na categoria Proteção Química, conquistado com o case “Tyvek: A Solução Definitiva”, premia os novos macacões adotados como EPIs da área de pintura. A solução diminuiu as trocas das vestimentas, aumentando segurança dos trabalhadores do setor. (O Brasil sobre Rodas)