Renault Kwid é chamado para recall por 2 problemas diferentes

Portal G1/Auto Esporte

 

A Renault anunciou ontem, terça-feira (21), recalls que atingem mais de 34 mil unidades dos modelos Kwid, Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch fabricados em 2016 e 2017 no Brasil.

 

Praticamente todas as unidades vendidas do recém-lançado Kwid estão com problemas no tubo de combustível e/ou no sistema de freios. Até o final de outubro, 17.528 unidades do Kwid tinham sido emplacadas no Brasil; o recall abrange 16.798 que podem ter falha no freio e 21.802 para o defeito no tubo de combustível.

 

Um mesmo carro pode ter ambos os problemas, diz a marca.

 

Os chamados incluem algumas unidades pré-série, fabricadas em 2016 para testes. Elas “não se encontram em posse/propriedade de clientes”, afirma a Renault.

 

Para reparo gratuito, o veículo deve passar até 1 dia na oficina.

 

Kwid – problema no tubo de combustível – 16.798 unidades

 

Fabricação: entre 1 de março/2016 e 27 de setembro/2017

 

Chassis: HJ524902 até JJ999218

 

Problema: pelo posicionamento na montagem do tubo de combustível, pode ocorrer a perfuração do tubo, causando vazamento.

 

Tempo de reparo: 1 hora

 

Kwid – problema no freio – 21.802 unidades

 

Fabricação: entre 1 de março/2016 e 2 de novembro/2017

 

Chassis: HJ524902 até JJ999218

 

Problema: freio pode ter trincas, ocasionando ineficiência de frenagem ou travamento das rodas e perda de dirigibilidade.

 

Tempo de reparo: 1 dia

 

Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch – 13.026 unidades

 

Fabricação: entre 29 de julho e 6 de outubro de 2017

 

Chassis: Sandero de GJ481357 até GJ549376 e HJ246861 até HJ656295; Logan de GJ481363 até GJ516511 e HJ246859 até HJ548486; Duster de HJ246871 até HJ547067; Duster Oroch de HJ246869 a HJ557912.

 

Problema: deterioração da mangueira de baixa pressão da direção hidráulica causa vazamento do óleo hidráulico, com endurecimento da direção e perda da dirigibilidade.

 

Tempo de reparo: 1 hora e 30 minutos

 

Questionada pelo G1 sobre as falhas do modelo, mesmo depois de muitos meses de adaptação ao mercado brasileiro, a Renault afirmou que não fará comentários.

 

A montadora admite que o conserto destes problemas pode ter causado eventuais atrasos na entrega do modelo. Segundo a Renault, toda a produção do Kwid até dezembro está vendida.

 

Concebido como modelo de baixo custo, o hatch foi lançado primeiro na Índia, onde foi reprovado em testes de colisão do Global NCap.

 

Para o Brasil, o carro foi praticamente recriado pelo time de engenharia da Renault, começando pelo reforço da estrutura, que tem 30% de aço de alta resistência. Cerca de 80% das peças são específicas da versão brasileira, diz a montadora.

 

Em teste de colisão divulgado na última quinta (16), o compacto recebeu 3 estrelas do Latin NCap – o máximo são 5.

 

A Renault acredita que o modelo será seu carro-chefe na expansão dentro do mercado brasileiro. (Portal G1/Auto Esporte)