Jornal do Carro
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entrou com um segundo processo na justiça contra a Volkswagen.
O motivo seria os níveis excessivos de óxido de nitrogênio (NOx) gerados por 17.057 unidades da picape Amarok, que é equipada com o motor EA189 2.0 TDI, pivô do escândalo “Dieselgate”. O órgão pretende apurar quais foram os danos causados pelas emissões do veículo.
Segundo testes realizados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), as picapes avaliadas emitiram 1,101 g/km de NOx, acima do limite de 0.7g/km do Proconve L4.
Em cálculos feitos pela instituição, as picapes Amarok emitiram, entre 2011 e 2016, 2.737,2 toneladas de NOx, 646,4 toneladas além do permitido pela legislação.
No primeiro processo, a Volkswagen recebeu uma multa de R$ 50 milhões e recorreu da decisão. A montadora alemã também pediu a revisão de outra multa, essa de R$ 8,3 milhões do Procon-SP, e promoveu o recall de veículos em circulação. (Jornal do Carro)