Diário do Nordeste
Prometendo aprimorar os predicados da versão anterior, a BMW revelou o novo Série 6 Gran Turismo, que fará sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro. Conforme a montadora, o esportivo vem mais leve e eficiente que o Série 5 GT.
“O BMW Série 6 Gran Turismo oferece uma combinação única de conforto, luxo e praticidade na cabine, que é embalada por um visual externo realmente elegante. Reunindo ainda a condução esportiva e dinâmica buscada por nossos clientes, este é um veículo excepcional e que traz o melhor da linha de veículos da BMW”, comenta o Dr. Ian Robertson, membro do Conselho de Administração da BMW Group, responsável por Vendas e marca BMW.
O início das vendas no mercado europeu ocorrerá em novembro, quando o modelo será oferecido inicialmente com três opções de motorização (duas à gasolina e uma a diesel) da última geração de motores do BMW Group. O sistema inteligente de tração integral BMW XDrive estará disponível em duas versões desde o seu lançamento. Para o mercado brasileiro, nenhuma versão está confirmada.
Melhorias
Graças à combinação de uma engenharia inteligente de redução de peso e um maior uso de alumínio e aço de alta resistência em componentes da carroceria e do chassi, o modelo perdeu 150 quilos em comparação com o BMW Série 5 GT.
Em relação ao desempenho, a aerodinâmica aprimorada e a adoção da nova linha de motores fornece ao carro uma performance superior aliada a melhor consumo de combustível. A aceleração de 0 a 100 km/h da versão BMW 630i GT, por exemplo, é feita 0,7 segundo mais rápida do que a versão equivalente do modelo anterior – e com menores níveis de emissão e consumo de combustível.
O conforto a bordo também foi beneficiado pela nova tecnologia aplicada ao chassi, que traz suspensão a ar na traseira desde a versão de entrada e a opção de suspensão adaptativa, com suspensão a ar na dianteira e na traseira com controle dinâmico de amortecedor.
A opção Executive Drive traz a suspensão integral que inclui sistema de estabilidade ativo, dando ao veículo uma condução mais esportiva. A suspensão manual de dois eixos permite que a altura do veículo em relação ao solo seja ajustada manualmente, o que significa aumentar a altura do veículo em até 20 milímetros ao toque de um botão para vencer rampas ou valetas, por exemplo.
O veículo também pode ser rebaixado em até 10 milímetros – seja por meio do botão ou automaticamente, quando o modo Sport é ativado ou quando o carro excede a velocidade de 120 km/h. Todos os sistemas de suspensão opcionais estão agora disponíveis em conjunto com o BMW xDrive.
Design e motor
Externamente, o comprimento de 5.091 milímetros (87 milímetros maior do que o antecessor), a largura inalterada de 1.902 milímetros, a distância entre-eixos de 3.070 milímetros e a altura de 1.538 milímetros (21 milímetros mais baixo do que o predecessor) deixam o BMW Série 6 GT mais baixo e esticado.
A linha de motores disponíveis para o novo BMW Série 6 Gran Turismo possui a tecnologia TwinPower Turbo atuando em conjunto com a transmissão Steptronic de oito velocidades desde a versão de entrada. A versão 630i Gran Turismo vem equipada com motor 2,0 litros de quatro cilindros à gasolina, desenvolvendo potência máxima de 258 cv e torque máximo de 400 Nm, conjunto que leva o veículo de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e ao o consumo de combustível de aproximadamente 16 km/l.
A versão 640i Gran Turismo, por sua vez, traz propulsor 3.0 de seis cilindros em linha à gasolina, com 340 cv de potência e torque máximo de 450 Nm, levando o modelo dos 0 a 100 em 5,4 segundos. A versão 640i xDrive Gran Turismo é um pouco mais rápida: 5,3 segundos. Os consumos de combustível são de 14 km/l e 12,5 km/l, respectivamente.
Já as versões 630d Gran Turismo e BMW 630d xDrive Gran Turismo são equipadas com propulsor 3.0 de seis cilindros em linha a diesel, com 256 cv de potência e torque máximo de 620 Nm, o qual pode ser combinado à tração integral. As velocidades de 0 a 100 km/h são de 6,1 segundos e 6,0 segundos, respectivamente. Os consumos de combustível são de 20 km/l e 17 km/l, respectivamente. (Diário do Nordeste)