Frota & Cia
Sete meses antes da realização da Fenatran 2017, que acontece em outubro, em São Paulo, a Mercedes-Benz decidiu antecipar algumas das novidades que serão destaques na 21ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas. A empresa apresentou um novo posto de trabalho para o motorista nos caminhões Atego, Axor e Actros, que oferece um melhor nível de ergonomia e facilita a operação no dia a dia desse profissional, garante Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Com design diferenciado e oferecidos nas versões Estático e Pneumático Standard e Conforto, os novos bancos dos caminhões Mercedes-Benz se caracterizam pelo encosto com perfil mais envolvente, que remete à imagem de um arrojado banco de automóvel. Os assentos tiveram sua espessura de espuma aumentada em 10 mm em relação à versão anterior. O novo acabamento, em tecido ou vinil, está mais macio, aumentando a sensação de conforto, além de facilitar a limpeza.
Todos os bancos (motorista e 1° acompanhante) têm cintos de segurança integrados, aumentando ainda mais o conforto dos profissionais da estrada. Os apoios laterais envolventes propiciam melhor acomodação das costas em qualquer situação. Além disso, o ajuste lombar pneumático, disponível na versão Conforto, tem duas bolsas infláveis para apoio lombar e duas para apoio lateral, propiciando um ajuste perfeito para cada biotipo de motorista.
Os novos bancos do motorista aliam praticidade e comodidade, permitindo longo tempo de trabalho sem stress do condutor. Eles têm 12 regulagens: ajuste do encosto das costas, baixar/levantar o assento pneumático, ajuste da altura do banco, ajuste da inclinação do assento, ajuste do amortecedor, amortecimento horizontal, ajuste horizontal, ajuste da profundidade do assento, dois apoios de braço, baixar/levantar o encosto das costas e ajuste lombar (na versão Conforto).
A Mercedes-Benz também agregou novidades às camas disponíveis nas Cabinas Leito e Estendidas. O revestimento passou a ser confeccionado com um tecido de mais elasticidade. A espuma é laminada, com espessura de 120 mm, propiciando maior conforto ao motorista no seu período de descanso.
Além da nova geração de bancos, os caminhões Atego, Axor e Actros passam a oferecer aos clientes diversas possibilidades de configuração de um novo pacote multimídia. Entre os itens disponíveis, como série ou opcional, incluem-se sintonizador de FM com RDS-EON, sintonizador AM para ondas curtas, médias e longas e pré-sintonias; toca CD compatível com MP3 e WMA; entradas auxiliares Mini-USB e AUX; Bluetooth com facilidade de viva-voz; e volante multifuncional com comando sem tirar as mãos do volante para operar o rádio e o celular, além de navegar as operações do computador de bordo no painel.
A Mercedes-Benz também agrega em toda a sua linha de caminhões o novo tacógrafo digital BVDR (Brazilian Vehicle Data Recorder), importante inovação de série que traz maior praticidade e mais economia ao cliente.
Homologado pelo INMETRO, a grande vantagem do tacógrafo digital é que ele não utiliza os tradicionais discos, mas sim fita de papel, que pode ser impressa no próprio veículo, caso a autoridade de trânsito venha a solicitar. (Frota & Cia)