Conceito autônomo da Volkswagen não tem pedal, cockpit ou volante

Jornal do Carro

 

A Volkswagen leva ao Salão de Genebra o Sedric, um carro conceito com o grau máximo autonomia. Capaz de pegar passageiros com o apertar de um botão, o Sedric surgiu de um esforço conjunto do Volkswagen Group Future Center, em Potsdam, e do Volkswagen Group Research, em Wolfsburg, ambos na Alemanha. O veículo não possui pedais, cockpit ou volante, ou seja, nem que algum passageiro queira, é impossível assumir o controle do carro.

 

De acordo com a montadora, o Sedric consegue se comunicar com o passageiro e conversar sobre o destino, o trajeto, o tempo necessário para chegar lá e as condições do trânsito. Todas as informações são exibidas numa tela de LED via realidade aumentada, como no head-up display.

 

Durante o anúncio do Sedric, a Volkswagen afirmou que pretende lançar 30 carros totalmente elétricos até 2025 e que irá investir “bilhões de euros” no desenvolvimento de tecnologias autônomas. Os estudos da montadora sobre mobilidade estão sendo coordenados por especialistas de 37 centros de pesquisa ao redor do mundo. (Jornal do Carro)