Coisas de Agora
Com o Volvo Concept Truck, a Volvo Trucks desenvolveu o seu primeiro veículo híbrido para aplicações de longo curso. Em conjunto com os outros melhoramentos do veículo, a diminuição total de consumo de combustível e CO2 ronda os 30%.
A Volvo Trucks apresentou pela primeira vez o Volvo Concept Truck em maio de 2016, tendo agora desenvolvido e melhorado o veículo ainda mais. Para além dos melhoramentos ao nível da aerodinâmica, da resistência ao rolamento e da redução de peso, a nova versão também dispõe de uma linha motriz híbrida – uma das primeiras do tipo para camiões pesados em aplicações de longo curso.
“Esforçamo-nos para estar na linha da frente da eletromobilidade e para derrubar constantemente barreiras no que respeita à redução do consumo de combustível e das emissões”, diz Claes Nilsson, CEO da Volvo Trucks. “Nos próximos anos, com a sociedade a voltar-se cada vez mais para as energias renováveis, acreditamos fortemente que a eletromobilidade e a tecnologia híbrida terão cada vez mais importância. A linha motriz do nosso conceito de camião foi desenvolvida para melhorar a eficiência de transporte e, assim, ajudar a indústria a evoluir no sentido dos transportes sustentáveis. Com este conceito de camião, teremos acesso a valiosos conhecimentos e experiências que nos ajudarão a desenvolver a tecnologia ainda mais.”
A linha motriz híbrida funciona recuperando energia em descidas com uma inclinação superior a um por cento ou quando trava. A energia recuperada é armazenada nas baterias do veículo e utilizada para alimentar o camião em modo elétrico em pisos planos ou inclinações baixas. Uma versão melhorada do sistema de apoio ao motorista I-See da Volvo Trucks foi especificamente desenvolvida para a linha motriz híbrida, analisando a topografia à frente para calcular a escolha mais econômica e eficiente entre o motor diesel e o motor elétrico, bem como o tempo ideal para utilizar a energia recuperada.
Nos transportes de longo curso, estima-se que a linha motriz híbrida permita desligar o motor de combustão até 30 por cento do tempo de condução. Isso poupará entre 5 e 10 por cento de combustível, dependendo do tipo de veículo ou da especificação, bem como do ciclo de condução. Também permite conduzir em modo completamente elétrico até 10 quilômetros, permitindo ao veículo ser conduzido com zero emissões e baixo nível de ruído.
“Atualmente, o transporte de longo curso representa uma parte significativa do consumo total de energia do setor dos transportes. Com a tecnologia híbrida, a potencial redução do consumo de combustível e das emissões é considerável e representa um passo importante no sentido dos nossos objetivos ambientais, bem como os da sociedade, para o futuro”, diz Lars Mårtensson, Diretor Ambiental e de Inovação, Volvo Trucks.
O Volvo Concept Truck também se baseia em muitas das conquistas do antecessor, nomeadamente aerodinâmica melhorada, resistência ao rolamento e menor peso do veículo. “Esta é uma plataforma para verificar várias novas tecnologias para aumentar a eficiência de transporte”, diz Åke Othzén, Gestor de Projetos Principal, Volvo Trucks. “Alguns destes desenvolvimentos já foram introduzidos nos nossos camiões, sendo que outros serão introduzidos num futuro próximo. A linha motriz híbrida baseia-se parcialmente no conhecimento e na experiência dos autocarros híbridos e elétricos da Volvo Buses.”
O Volvo Concept Truck é o resultado da componente sueca de um projeto de investigação bilateral que envolve a autoridade energética sueca, Energimyndigheten, e o Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Um American Concept Truck, o projeto SuperTruck, foi desenvolvido como parte do programa SuperTruck do Departamento de Energia dos Estados Unidos, que promove a investigação e o desenvolvimento para aumentar a eficiência de transporte em operações de longo curso na América do Norte.
Recupera energia em descidas com uma inclinação superior a um por cento ou quando se trava. A energia recuperada é armazenada nas baterias do veículo e utilizada para alimentar o camião em modo elétrico em pisos planos ou inclinações baixas.
Uma versão melhorada do sistema de apoio ao motorista I-See da Volvo Trucks, que foi especificamente desenvolvida para a linha motriz híbrida, analisa a topografia à frente utilizando informações do GPS e o mapa eletrónico. Utilizando um algoritmo avançado, com base na elevação da estrada e na velocidade esperada, o sistema calcula a utilização mais económica e eficiente do motor diesel e do motor elétrico, bem como os tempos ideais para utilizar a energia recuperada.
Nos transportes de longo curso, estima-se que a linha motriz híbrida permita desligar o motor de combustão até 30 por cento do tempo de condução. Isso poupará entre 5 e 10 por cento de combustível, dependendo do tipo de veículo e do ciclo de condução. (Coisas de Agora)