Porsche faz recall de 73 carros no Brasil por falha no tanque de combustível

Auto Esporte

 

A Porsche do Brasil informou na última sexta-feira (27) que 73 de seus carros foram vendidos no nosso país com um defeito no tanque de combustível. Por conta disso, os carros terão que passar por um recall para evitar riscos à saúde e segurança dos passageiros. Esse chamado faz parte de um grande recall global, que envolve mais de 16 mil carros.

 

Em nota, a empresa informou que a falha afeta os modelos 911 Carrera, 718 Boxster e 718 Cayman, mas não especificou quantas unidades de cada modelo devem retornar à oficina. O defeito consiste em um parafuso de fixação dos tubos coletores de combustível que pode não estar apertado corretamente. Os carros defeituosos receberão um “parafuso otimizado”, como “medida puramente preventiva”.

 

O recall leva cerca de quatro horas para ser concluído e deve ser feito “o mais rápido possível”. A Porsche entrará em contato com os proprietários, que também podem ligar para a concessionária mais próxima para agendar o reparo. Conforme determinado pela lei, os recalls são sempre gratuitos e não têm data limite para serem atendidos. Têm direito ao reparo os carros que não estão em dia com as manutenções periódicas e os que foram comprados semi-novos.

 

O Procon-SP orienta a todos os consumidores envolvidos em campanhas de chamamento a exigirem o comprovante de que o serviço de reparo tenha sido realizado. O documento deve ser conservado e repassado adiante em caso de venda. O direito ao reparo gratuito também é garantido aos proprietários de veículos que foram comercializados mais de uma vez.

 

Os veículos que não atenderem ao recall e forem reparados em até 12 meses trarão a informação do não atendimento no campo “observações” do próximo Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito. (Auto Esporte)