Portal Afeevas
A Afeevas (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissores Veiculares da América do Sul) divulgou no final de dezembro o gráfico de consumo do Arla 32 em comparação ao Diesel S-10 referente ao mês de outubro.
Segundo a análise, estima-se que o consumo de Arla 32 esteja cerca de 45% menor que o exigido para a frota em circulação no país. Em comparação ao último levantamento, o déficit no comparativo de consumo apresentou crescimento, mostrando um cenário ainda mais agravante para o setor, uma vez que o consumo de Arla 32 deveria acompanhar o de Diesel S-10.
As ações de combate às fraudes e burlas têm sido realizadas pela Polícia Rodoviária Federal e o Ibama por meio de fiscalizações nas principais estradas no país. Todavia, a situação é ainda preocupante, pois para atender a fase P7 do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores do Conselho Nacional do Meio Ambiente) esse déficit teria que ficar muito abaixo dos 20%, uma vez que índices acima deste valor representam perda na eficácia para o controle da emissão dos óxidos de nitrogênio (NOx).
“Entendemos que o cenário macroeconômico é delicado, porém é preciso que as demais policias e agências ambientais também atuem nas fiscalizações, tornando mais efetivo o combate às fraudes. Além disso, o Inmetro e os Institutos de Pesos e Medidas precisam ser ainda mais participativos com relação à fiscalização e monitoramento das empresas que comercializam ARLA 32 fora de conformidade”, comenta Elcio Farah, diretor adjunto da Afeevas. (Portal Afeevas)