Jornal do Carro
Por muitos anos, a indústria automotiva da China foi sinônimo de cópias e produtos de qualidade duvidosa. Porém, na edição de 2016 do Salão de Pequim, que termina na quarta-feira, as marcas do país se esforçam para mostrar que querem deixar esses rótulos no passado, especialmente na categoria de utilitários-esportivos.
No evento, as atrações desse segmento, que no ano passado cresceu 49,7% na China (na comparação com 2014), são as que mais investem em visual próprio, sem inspiração nos modelos de montadoras ocidentais.
Entre os protótipos, os destaques são o JAC SC5, que dará origem ao novo T6, em 2018, e o Chery FV2030. Já entre os modelos definitivos, o estreante T3 já tem passaporte carimbado para o Brasil. A JAC informou que vai importá-lo a partir de 2018. A Lifan, por sua vez, apresenta dois “jipes” de sete lugares, o X7 e o X80. Um deles virá ao País no ano que vem.
A Chery renovou sua linha de utilitários, que inclui a nova geração do Tiggo. Ele deverá ser vendida no Brasil – no lugar da atual. Também destinada ao mercado nacional está a van JAC M4, que virá em 2017.
Asiáticas e europeias
As estrangeiras destinaram muitas atrações ao salão do segundo maior mercado do mundo. Marca de luxo da Honda, a Acura mostra o CDX, sua versão do HR-V. O Kia KX3 será vendido no Brasil a partir do segundo semestre, com motor 1.6 flexível de até 128 cv. Já a nova geração do Hyundai ix35 não tem data para vir.
Audi e Porsche mostraram, respectivamente, os cupês TT RS (que também tem versão conversível) e 718 Cayman – este chegará ao País no segundo semestre. (Jornal do Carro)