Conheça o “lado B” do Salão de Genebra

Jornal do Carro

 

Pininfarina, Italdesign, Ruf, Apollo, Sbarro, Rinspeed, Techart, Lazareth… No Salão de Genebra, que vai até o próximo domingo, os veículos que ostentam esses nomes têm a mesma relevância que os de Volkswagen, Fiat, Audi, Mercedes-Benz e BMW, entre outras. Tradicionalmente relegadas ao chamado “lado B” dos eventos automotivos, em pavilhões separados dos das fabricantes e escondidos, na feira suíça os estúdios, preparadoras e marcas de acessórios são valorizados.

 

E, graças aos espaços destacados, algumas dessas empresas acabam chamando tanta – ou mais – atenção que montadoras consagradas. Em seus estandes há carros futuristas, com estilo chamativo ou com potência impressionante. Essas companhias também costumam chamar a atenção por suas propostas de soluções tecnológicas.

 

Um dos exemplos é o Etos, protótipo que a suíça Rinspeed criou especialmente para o evento. Pródiga em criar veículos curiosos – já mostrou até um veículo submergível –, a empresa expõe um carrinho autônomo criado para ser uma espécie de extensão do cérebro de seu dono. A promessa é que, graças aos sistemas eletrônicos, bastará pressionar um botão para o carro “ler” e atender os gostos e desejos do usuário.

 

Conectividade é um dos temas mais explorados pelas marcas no evento. Mas as tecnologias sustentáveis também surgem em Genebra. O estúdio italiano Italdesign, por exemplo, levou o GTZero, um protótipo elétrico que promete 500 km de autonomia, além de desempenho de carro esportivo.

 

Também italiano, o estúdio Pininfarina expõe o conceito H2 Speed, carro a hidrogênio que lembra muito um protótipo do Mundial de Endurance.

 

Das preparadoras, fabricantes de acessórios e marcas especializadas em modelos exclusivos, chama a atenção a francesa Lazareth. A empresa mostrou a LM 847, moto com quatro pneus e motor de Maserati.

 

O 4.7 V8 a gasolina entrega nada menos que 470 cv de potência e 60 mkgf de torque, enviados às rodas por meio de uma transmissão hidráulica contínua. Leve, o modelo pesa apenas 400 quilos.

 

Rinspeed Etos – Com dados vindos do navegador GPS, sistema multimídia e sensores que captam imagens que chamam a atenção do motorista, carro “lê” as vontades do dono e pode agir sem que seja preciso acionar comandos. (Jornal do Carro)